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Saúde

Os malefícios e os benefícios dos diferentes tipos de açúcar

Uma tabela desenvolvida pelo Washington Post mostra as principais informações cobre os adoçantes naturais e artificiais

Os malefícios e os benefícios dos diferentes tipos de açúcar
O Açúcar refinado é o mais utilizado no Brasil, porém não traz grandes benefícios ao nosso organismo (Foto: Reprodução/Internet)

O consumo excessivo de açúcar pode causar muitos problemas ao organismo do ser humano, como cáries e queda de dentes, acúmulo de gordura, danos no sistema circulatório e aumento do nível de açúcar no sangue. Algumas pessoas recorrem aos adoçantes artificiais, porém eles também podem causar danos à saúde, como diabetes e obesidade. As alternativas naturais são mais saudáveis, mas, se consumidas em excesso, podem ser igualmente prejudiciais.

O organismo do ser humano explica por que os doces são tão consumidos. Começa na língua: quando o órgão tem contato com o sabor adocicado, o nosso paladar envia a novidade ao cérebro, que libera um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, chamado Dopamina. É como se fosse uma recompensa que nosso cérebro nos dá em troca da comida de alta caloria.

Para demonstrar a variedade de tipos de açúcar e explicar seus atributos positivos e negativos, o jornal Washington Post desenvolveu uma tabela, onde é possível ver quais são os tipos de açúcares mais calóricos, além de analisar os tipos de adoçantes mais usados.

Os mais famosos açúcares não-sintéticos:

Mel: Pequena quantidade de calorias. Contém nutrientes e promove o bom funcionamento do intestino. Tem antioxidantes, mas pode conter pesticidas que causam problemas para crianças.

Sucrose (Açúcar refinado): Baixa quantidade de calorias. Sem atributos positivos. Pode causar problemas nos rins, fígado e gota.

Frutose (Presente nas frutas): Baixa quantidade de calorias. Bom para portadores da diabetes. Aumenta o apetite, mas também os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim.

Glucose (derivado de milho. Karo): Baixa quantidade de calorias. Sem atributos positivos. Reduz o apetite e aumenta o nível de açúcar no sangue rapidamente.

Açúcar Mascavo: Baixa quantidade de calorias. Tem uma pequena quantidade de nutrientes.

Os mais famosos adoçantes sintéticos:

Sacarina: Em excesso, pode causar problemas de metabolismo, não é aconselhável usar para cozinhar, pois pode liberar substâncias tóxicas no calor e deixa um gosto ruim na boca. Já foi proibido por causar câncer em ratos.

Sucralose: Em excesso, pode causar problemas de metabolismo. Mantém a forma cristalina mesmo em altas temperaturas.

Aspartame: Em excesso, pode causar problemas de metabolismo. Libera substâncias tóxicas no calor. Gera formaldeído no organismo e estimula o acúmulo de gordura na região da cintura.

Clique aqui para ver a tabela completa.

Fontes:
Washington Post-A guide to sweeteners

1 Opinião

  1. dragaoforte disse:

    Temos que aprender a viver sem adição de açúcar nos nosso alimentos….os açúcares naturais como os diferentes tipos de meles são absolutamente naturais e com prazo de validade indefinido….é só não exagerar na dose…açúcares das frutas…dos alimentos…consumidos quando comemos estes alimentos são benéficos…O RESTO É CHEIO DE .ANTI UMECTANTE, CONSERVANTE, FORMULADOR, CLARIFICADOR…TODOS CANCERÍGENOS…TODOS OS DIETS…INCLUINDO OS ADOÇANTES LÍQUIDOS SÃO COMPROVADAMENTE CANCERÍGENOS…..

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