Início » Vida » Comportamento » Os países onde as mulheres são maioria
Disparidade de gênero

Os países onde as mulheres são maioria

Questões históricas ajudam a explicar por que alguns países têm mais homens; outros, mulheres

Os países onde as mulheres são maioria
Emirados Árabes e Catar têm a maior disparidade de gênero do mundo (Foto: Pixabay)

No geral há mais homens do que mulheres no mundo. De acordo com estimativas feitas pela ONU em 2015, no mundo há 101,8 homens para cada 100 mulheres, e a diferença vem crescendo gradualmente desde 1960. No Brasil, há mais mulheres que homens, porém em uma proporção quase igual, 96,7 homens para cada 100 mulheres.

Recentemente, um mapa feito pelo centro de pesquisa Pew Research com as últimas informações disponibilizadas pela ONU revelou que os gêneros são claramente mal distribuídos no planeta. Nos países que faziam parte da União Soviética, por exemplo, as mulheres estão em maior número do que os homens. O contrário acontece na Ásia, nos países árabes e na região norte da África.

Letônia, Lituânia, Armênia, Bielorrússia, Rússia, Ucrânia e Estônia são os países com as maiores populações femininas. As mesma nações lideram as estatísticas globais de diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres. Na Bielorrússia, homens têm expectativa de vida de 65,3 anos, enquanto as mulheres vivem, em média, 77 anos.

As diferenças nacionais entre homens e mulheres mudam de acordo com a faixa etária. Na Rússia, por exemplo, a relação de gênero claramente é influenciada pela idade. Há mais recém-nascidos do sexo masculino do que feminino a cada ano no país. O número de homens continua superior até os 31 anos; de 32 anos em diante, as mulheres estão em maior quantidade e anualmente aumentam a diferença.

Muito da disparidade de gênero pode ser explicada pela história. No caso da Rússia, por exemplo, os conflitos militares em que o país se envolveu ajudaram a aumentar a diferença. Nos dias atuais, o abuso de bebidas alcoólicas tem ceifado a vida de muitos jovens no país. O contrário acontece na China e na Índia, onde os homens dominam graças à prática comum de aborto seletivo pelo gênero e infanticídio feminino.

Os dois países que tem a maior diferença entre os dois gêneros são os Emirados Árabes Unidos, 274 homens para cada 100 mulheres, e Catar, 265,5 homens para cada mulher. O principal motivo para esse abismo é a quantidade de imigrantes homens que vão para esses países, que são ricos graças ao petróleo, em busca de trabalho sem suas famílias.

Fontes:
Washington Post-See where women outnumber men around the world (and why)

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *