Início » Vida » Ciência » Pessoas sem sintomas de dengue podem trasmitir o vírus para os mosquitos
SAÚDE

Pessoas sem sintomas de dengue podem trasmitir o vírus para os mosquitos

Estudo mostra que esses pacientes são até mais infecciosos do que aqueles em que os sintomas se manifestam

Pessoas sem sintomas de dengue podem trasmitir o vírus para os mosquitos
A possibilidade de estas pessoas entrarem em contato com o Aedes aegypti é maior, já que elas não são internadas nem observadas por um médico (Foto: Pixabay)

Uma pesquisa publicada na última segunda-feira, 9, revelou que pessoas com dengue, mas sem sintomas da doença, podem transmitir o vírus para os mosquitos, caso sejam picadas. Liderado por unidades internacionais do Instituto Pasteur, o estudo é importante já que achavam que os assintomáticos tinham carga viral baixa demais para infectar mosquitos. Publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), o estudo mostra que esses pacientes são até mais infecciosos do que aqueles em que os sintomas se manifestam.

“Uma hipótese para a eficiência dos assintomáticos em transmitir o vírus seria que a carga viral, embora menor, aumente dentro do mosquito”, diz o infectologista Celso Granato, do Fleury Medicina e Saúde.

Estima-se que cerca de 75% dos casos anuais de dengue, ou seja, 300 milhões de 390 milhões de infecções de dengue por ano, sejam clinicamente despercebidas ou semissintomáticas. A possibilidade de estas pessoas entrarem em contato com o Aedes aegypti é maior, já que elas não são internadas nem observadas por um médico.

A pesquisa foi feita com 181 participantes com o vírus detectável no sangue. Deste número, 126 apresentavam sintomas da doença; 42 passaram a apresentar sintomas ao longo do estudo; e 13 não tinham qualquer manifestação e assim se mantiveram por pelo menos dez dias depois da pesquisa. Os cientistas fizeram alguns mosquitos aedes aegypti se alimentarem do sangue dos participantes, tanto de forma direta, por meio de picada, quanto indireta, com alimentador artificial.

No entanto, o vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), José Cerbino Neto, diz que não é possível tirar, a partir do estudo, conclusões que mudem a forma de controle da doença. “O experimento contou só com 13 assintomáticos, muito pouco. O resultado talvez ajude a alterar os modelos matemáticos que usamos para calcular os riscos de transmissão, mas, na prática, pouca coisa muda”, diz Neto.

 

Fontes:
O Globo-Pessoas sem sintomas de dengue podem infectar mosquitos
Terra-Pessoas assintomáticas podem transmitir dengue a mosquitos, diz estudo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *