Início » Vida » Ciência » Por que o céu é azul?
Ondas de luz

Por que o céu é azul?

Fenômeno recebeu o nome de 'dispersão de Rayleigh' em homenagem ao físico inglês que o descobriu no século XIX

Por que o céu é azul?
A trajetória das ondas de luz e seus comprimentos determinam as cores que vemos (Foto: Pixbay)

Para os cientistas, a resposta é simples: dispersão de Rayleigh. Quando a luz branca do Sol atinge a Terra, ela choca-se com as moléculas de gás que compõem a atmosfera. Essas moléculas constituídas principalmente por nitrogênio e oxigênio são menores do que os comprimentos de onda da luz no espectro visível e, por esse motivo, dispersam a luz.

A luz branca do Sol, com mostrou o experimento de Isaac Newtow de decomposição da luz com prismas de vidro realizado no século XVII, se divide em sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul escuro e violeta. A luz violeta viaja em ondas mais curtas e contraídas, que sofrem mais o efeito das moléculas na atmosfera do que as ondas mais longas e de baixa frequência, do espectro vermelho.

A dispersão de Rayleigh recebeu esse nome em homenagem a lorde Rayleigh, o físico inglês que descobriu esse fenômeno no século XIX. O céu fica azul porque os comprimentos de onda mais curtos espalham-se mais pela atmosfera do que os comprimentos de onda mais longos; assim, a luz dispersa do Sol que atinge nossos olhos ao olharmos para o céu (em vez de olharmos para o Sol) é azul.

Fontes:
Economist-Why the sky is blue (sometimes)

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *