Início » Vida » Ciência » Por que o cheiro do parceiro acalma?
ESTUDO

Por que o cheiro do parceiro acalma?

Pesquisa mostra que quando pessoas sentem o cheiro de seus entes amados, reduzem o hormônio do estresse

Por que o cheiro do parceiro acalma?
Mulheres que sentiram o cheiro do parceiro demonstraram redução no hormônio do estresse (Foto: Pixabay)

O cheiro da pessoa amada nas roupas pode ter um efeito calmante, segundo um estudo publicado no periódico científico americano Journal of Personality and Social Psychology.

Uma experiência foi feita com 96 mulheres, que tiveram de sentir três aromas diferentes: de seu parceiro, de um desconhecido e um neutro. Aquelas que sentiam o cheiro do parceiro demonstraram uma redução no hormônio do estresse. As que foram testadas a cheirar um aroma desconhecido, tiveram o comportamento oposto. Com isso, o estudo revelou que cheirar a roupa dos parceiros possuía um efeito calmante.

Porém, o psicoterapeuta e psicólogo Peter Klein afirmou que essa reação não é comum nos homens. “Você frequentemente ouve falar de uma mulher usando uma camiseta do parceiro, mas raramente ouve falar de um homem usando a camiseta da namorada. Pesquisas sugerem que as mulheres têm um senso de olfato mais desenvolvido e que os homens são mais visualmente estimulados, de modo que os homens seriam mais propensos a experimentar a redução do estresse ao ver as roupas de suas parceiras. O quão perto uma mulher se sente em relação ao seu parceiro masculino – quanta ocitocina ela experimenta quando está com ele ou como está feliz no relacionamento – também afetará o conforto que ela sente ao cheirar a roupa”, relatou Klein.

Uma mulher em Britsol ofereceu cerca de 15 mil libras para um estilista recriar o vestido de casamento de sua mãe, que faleceu em 1953. O vestido, porém, contém uma “lembrança especial”. Quatro anos antes do falecimento da mãe, a mulher passou a recolher os cabelos da mesma, para incorporar na criação do estilista.

“Isso soa como se pegasse a ideia de algo antigo e emprestado ao extremo, podendo até ser considerado macabro, mas talvez, para essa mulher, seja parte de algo construtivo [um processo de luto]. Os cheiros podem ser extremamente poderosos e momentaneamente interromper a cadeia de associações e experiências que compõem o estresse. Eles parecem operar um tipo particular ligação para armazenar sentimentos e lembranças”, diz o psicoterapeuta Toby Ingham.

Porém, antes de começar a guardar as roupas usadas de seus entes queridos, considere telefonar, para matar as saudades. Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford descobriu que crianças foram facilmente acalmadas quando escutaram a voz de sua mãe. Um estudo anterior revelou que só de ouvir a voz da mãe, automaticamente era liberado a oxitocina, o hormônio responsável por deixar a pessoa feliz.

Fontes:
The Guardian-Why sniffing your partner’s used clothing could make you happier

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *