Ciência e Tecnologia

Retardando a puberdade

fonte | A A A

É cada vez mais comum pais procurarem pediatras para que recomendem tratamentos que atrasem a menarca (primeira menstruação), mesmo quando ela não é precoce.

De acordo o presidente do departamento de endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Romolo Sandrini, existe uma tendência moralista na avaliação dos pais, que julgam que o fato de a sociedade estar mais erotizada exerça influência sobre a puberdade das meninas, adiantando o processo. Não que seja bom submeter as crianças a esses estímulos, mas não quer dizer que é isso que adianta a puberdade, afirma.

A preocupação dos pais é justificada pelo fato de a primeira menstruação estar acontecendo mais cedo do que nas gerações anteriores. As meninas menstruam entre os 10 e os 13 anos, enquanto, há algumas décadas, o mais comum era acontecer entre os 14 e os 16 anos. De acordo com os especialistas, existem diversas explicações para a antecipação da menarca, como os avanços na área de saúde, com as vacinas por exemplo, a melhoria nutricional e as boas condições de higiene, que fazem com que as jovens atinjam mais cedo uma relação entre peso e altura que faz o corpo considerar que elas já estão prontas para menstruar. Nada comprova, porém, que o fato de a sociedade estar mais erotizada tenha relação com a antecipação da menarca.

De volta ao topo comentários: (15)

Sua Opinião

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

Estado

Cidade

  1. luanda disse:

    Tenho uma filha de 9 anos e sueu corpo ja esta apresentando mudanças e eu não queria que ela mestruasse agora, ela ainda não tem maturidade pra usar um absorvente ela não vai saber manter sua higiene! ESTOU MUITO PREOCUPADA!

  2. Viviane disse:

    Na minha opinião, a opção de retardar a menstruação, vai muito além do início da vida sexual de uma menina. Não consigo imaginar minha filha, de 9 anos, indo à escola com uma boneca nas mãos e um pacote de absorvete na bolsa. A questão é a maturidade para o fato. Uma menina dessa idade não terá a maturidade suficiente para ir ao banheiro e trocar seu absorvente, por exemplo. Já imaginaram uma criança com a roupinha toda suja, sendo ridicularizada pelos amigos? Pensem….

  3. aline disse:

    minha filha vai fazer 9 anos esta tendo mamas e crescendo pelos, gostaria de retardar a primeira mentruação

  4. erika niedja disse:

    minha filha esta com puberdade precoce.gostaria de saber se e possivel fazer um tratamento p retardar a menstruação.Ela senti muita colica.Tem algum medicamento que possa usar nela?E qual o profissional que vcs mim indicam p eu procurar?

  5. leiliane de almeida lopes disse:

    como faço para retardar a primeira menstruaçao da minha filha?

  6. Dheine disse:

    Moralismos á parte…. minha filha iniciará sua vida sexual quando ela sentir-se preparada para isso…
    A questão do atraso da menarca, para mim, vai além dessas questões. Não quero protegê-la do que virá a seguir e sim adiar um processo que, todos sabem, é o início da desaceleração do crescimento.
    Pouco se cresce após a primeira menstruação. Eu mesma, aos dez anos, era a maior da minha turma e, após menstruar, cresci muito pouco, ficando menor que minhas amigas que menstruaram com 12 ou 13 anos.
    Além do que, como mulher posso dizer que menstruar não é nada agradável, no pacote vem o desconforto nos seios, as cólicas, o aumento de peso, inchaço nas pernas, a tensão pré menstrual, o choro sem motivo e tantos outros sintomas próprios dessa fase.
    Não é bobeira, é científico…. Mas homens que não sejam médicos nem imaginam o que é isso.
    Estou procurando um pediatra competente para atrasar a menarca de minha filha. A medicina existe para nos ajudar e, para aqueles que defendem o fato de que é melhor deixar que as coisas fluam naturalmente eu informo… reposição hormonal, anticoncepcionais, complexos vitamínicos, quimioterapia e tantas outras medidas pouco naturais nos servem muito bem nos dias atuais.
    Coitada de mamãe que menstruou sem saber o que era e escondeu por quase dois anos o fato, sofrendo por achar que estava doente… Viva a informação!!!!!

  7. Maria Giselda disse:

    Minha opinião é que realmente a “sexualidade” em propaganda como é hoje em dia, é que está estimulando os hormônios mais cedo nas crianças. Nos meios de comunicação, não se ouve explicar que sexo não é prás crianças, e que elas devem se ocupar em outras atividades da sua idade, mas o que vejo e ouço é que devem usar camisinhas, o que é isso senão estímulo do sexo.Por isso existem tantos jovens atualmente sem rumo, sem objetivos, pois só são ensinados a verem,sentirem sexo, como se isso fizesse o caráter deles.

  8. Iza disse:

    minha filha tem 09 anos e já possui brotos mamarios e pelos pubiano, como faço p/retardar o periodo mentrual?

  9. Melissa disse:

    Ulisses, tu moraste em Caxias do Sul?

  10. sc disse:

    concondo em atrasar a menstruação

  11. Vivianne Stella disse:

    Não acho que uma criança e 10 anos esteja preparada para ser mãe Sr. Ulisses. Sou a favor de retardar a primeira menstruação sim. Vou fazer isso com minha filha. Se hoje tenho a ajuda da medicina para retardar esse processo até os 12 ou 13 anos por que deixar que minha finha menstrue com 9 ou 10?

  12. Amara disse:

    Se alguem puider me indicar um medico que aceite fazer esse tratamento eu agradeco. Essa questao moralista de que falam eh ridicula, pois mais imoral e deixa uma crianca de 9 anos ter o corpo de uma de 16 e os hormonios a mil, expondo-a a uma serie de experiencias para as qualis ela nao esta preparada. Eu menstruei com 9 anos, com 11 anos eu so tinha amizade com meninas de 15 pois nada mais da infancia me interessava e eu era uma gigante disforme perto de minhas amigas. Comecei a namorar rapazes mais velhos e a ter experiencias para as quais meu corpo estava preparado mas minha mente nao.Minha filha tem 9 anos e ja esta bem desenvolvida e se eu puder atrasar a mentruacao dela em uns dois anos vou fazer sim, desde que seja com um medico competente.
    Por favor, alguem me mande o contato de um medico mais aberto a esse tipo de tratamento.
    Obrigada

  13. Rosana disse:

    Esse sr Ulisses provavelmente não é pai, se fosse não teria essa opinião no mínimo estúpida,
    a menarca (precoce ou não) pode e na minha opinião deve ser retardada sim, tive dificuldades aqui na minha cidade em encontrar um bom médico hebiatra pois dificilmente os encontramos na lista de endereço dos plano de saúde ou nas especialidades do Sus, caso alguém de porto alegre,rs, se interesse posso indicar.

  14. Fátima disse:

    A questão não retardar a primeira mestruação devido a iniciação sexual, mas as meninas acabam a partir dela perdendo o encanto da infancia, deixam de brincar mudam o comportamento, tentar atrasar a primeira mestruação e tentar preservar durante mais augum tempo a inocência de ser criança.

  15. Ulisses Magalhães disse:

    Na minha opinião os pais deveriam de preocupar mais em educar as filhas, sem fechar os olhos para o fato de que a iniciação sexual se dá cada dia mais cedo e pelo contrário, preparando as filhas pra isso, não tentando retardar o processo. Ainda mais com uma medida que tem tudo para sair pela culatra, não vai resolver nada, a primeira menstruação inaugura a capacidade de ser mãe, não a de ter sexo por prazer.