Início » Vida » Ciência » Robô da Nasa descobre que montanha em Marte formou-se a partir de lago
Ciência

Robô da Nasa descobre que montanha em Marte formou-se a partir de lago

Segundo os estudos geológicos realizados pela sonda robô Curiosity, a deposição de sedimentos dos lagos teria criado o Monte Sharp

Robô da Nasa descobre que montanha em Marte formou-se a partir de lago
Roboô da NASA que está em Marte. Foram encontradas evidências da presença de rios no planeta. (Foto: Reprodução/BBC)

A teoria da NASA sobre a formação do Monte Sharp em Marte, pode significar uma mudança de parâmetros em relação aos conhecimentos que temos sobre o clima do planeta. Segundo a equipe do projeto Curiosity, que enviou uma sonda robô ao planeta, a montanha de cinco quilômetros de altura teria se formado por depósito de sedimentos de diversos lagos formados na cratera Gale, onde ela está localizada.

Leia mais: Curiosity encontra possíveis indícios da presença de seres vivos em Marte

Caso a teoria seja comprovada, seria uma prova de que o clima no planeta foi muito mais quente e úmido, nos primeiros dois bilhões de anos, do que se acreditava. Para manter condições desse nível, o planeta precisaria ter um ciclo hidrológico de chuvas ou até mesmo neve.  Essa descoberta poderia significar até mesmo que o planeta teve um oceano.

“Para que um lago tivesse existido por milhões de anos, seria necessário haver também um grande corpo permanente de água, como um oceano, para criar umidade atmosférica e impedir que o lago evaporasse”, afirmou o cientista adjunto do projeto Curiosity, Ashwin Vasavada.

É comum a formação de pequenos montes de sedimentos se formarem em crateras como a Gale, porém a altura do Monte Sharp faz com que os cientistas descartem essa teoria. O robô do experimento fez análises geológicas e descobriu evidências claras da presença de rios que rumavam na direção e formavam lagos no centro das crateras.

O objetivo do projeto agora é estudar as camadas de rocha do Monte Sharp a medida que o robô subirá a formação geológica e entender por quanto tempo a água se manteve no local.

Fontes:
BBC-Sonda em Marte 'desvenda enigma de lago que virou montanha'

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *