Início » Vida » Ciência » A câmera que enxerga o interior do corpo humano
SAÚDE

A câmera que enxerga o interior do corpo humano

Cientistas criam câmera capaz de rastrear equipamentos inseridos no corpo durante os exames, como endoscópios

A câmera que enxerga o interior do corpo humano
Nova tecnologia auxiliará médicos durante exames (Foto: Public Domain Pictures)

Cientistas desenvolveram uma câmera capaz de registrar, do lado de fora, imagens do interior do corpo humano. Com a nova tecnologia, médicos poderão rastrear equipamentos que são inseridos no corpo durante os exames, como endoscópios, através de feixes de luz.

O projeto é encabeçado pela Universidade de Edimburgo e pela Universidade Heriot-Watt, ambas na Escócia. Nele, os cientistas desenvolveram uma câmera capaz de detectar fontes de luz dentro do corpo, como, por exemplo, a ponta iluminada do endoscópio.

De acordo com o professor Kev Dhaliwal, da Universidade de Edimburgo, o equipamento consegue, em condições normais, identificar pontos de luz 20 centímetros distantes do tecido externo. Além disso, ela consegue registrar o tempo que leva para os feixes de luz atravessarem o corpo, mostrando exatamente onde o endoscópio está.

Entretanto, o pesquisador destacou que a câmera não vai se limitar a identificar endoscópios. “Tem um imenso potencial para diversas aplicações. A habilidade para identificar a localização de um equipamento dentro do corpo é crucial em tratamentos médicos, uma vez que avançamos para abordagens cada vez menos invasivas”, explicou o professor.

O projeto é parte de uma pesquisa colaborativa interdisciplinar que está desenvolvendo tecnologia para diagnosticar e tratar doenças pulmonares. “O que mais gosto neste trabalho é a possibilidade de trabalhar com médicos e enfermeiros para entender os desafios práticos dos tratamentos e, então, moldar tecnologias avançadas e teorias que normalmente não iriam sair de um laboratório de física para resolver problemas reais”, afirmou Michael Tanner, da Universidade Heriot-Watt.

Fontes:
BBC-A nova câmera que consegue enxergar de fora o interior do corpo humano

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *