Início » Vida » Saúde » A simples presença da mulher traz benefícios para a saúde dos homens
Estudo

A simples presença da mulher traz benefícios para a saúde dos homens

A ideia de que a falta de mulheres afeta a longevidade masculina já é discutida há um tempo.

A simples presença da mulher traz benefícios para a saúde dos homens
Como as mulheres são as que cuidam, homens são mais afetados

Um artigo da edição de agosto da revista norte-americana “Demography” mostrou que homens que atingem a maturidade sexual em um ambiente com poucas mulheres disponíveis têm risco de morrer mais cedo. Liderada por Nicholas Christakis, da Universidade de Harvard, a equipe mostrou que a descoberta pode ter implicações importantes para a saúde pública em países como a Índia e a China, onde há mais homens do que mulheres.

A ideia de que a falta de mulheres afeta a longevidade masculina já é discutida há um tempo. Há muitas razões para que essa tese se concretize. É reconhecido que o casamento tem um efeito benéfico para a saúde e a sobrevivência. Como as mulheres são tradicionalmente as que cuidam, esses benefícios afetam mais os homens. Se há menos companheiras em potencial ao redor, os homens podem atrasar o casamento ou renunciar inteiramente a ele, perdendo a delicadeza matrimonial. Além disso, com mais homens e menos mulheres solteiras, a competição intensa por um parceiro tem maior probabilidade de ser estressante. Tais estresses do início da vida podem ter efeitos na saúde que podem durar por anos.

Para comprovar a tese, Christakis e sua equipe utilizaram-se de dois dados demográficos incomuns. O primeiro, conhecido como “Wisconsin Longitudinal Study”, consiste em um terço de todos que se graduaram no ensino médio no estado de Wisconsin, em 1957 – cerca de 10 mil pessoas. A relação homem-mulher para cada graduando é conhecida e oferece um indicador da relação sexual durante os anos de formação dos participantes do estudo.

O segundo dado demográfico consiste de 7½m de homens brancos que participaram do programa da “America’s Medicare”, em 1993. Os pesquisadores encontraram o ano e o estado em que o número de segurança social de cada participante foi emitido, o que aconteceu entre o 15° e o 25° aniversários. A relação entre os sexos de seus contemporâneos foi então calculado a partir de dados censitários a nível estadual.

Na amostra de Wisconsin, Christakis focou naqueles que tinham morrido antes do aniversário 65 anos. Para as mulheres, não havia nenhuma relação significante entre os sexos deles e a idade de sua morte. Para os homens, no entanto, uma relação significativa surgiu. Um aumento do percentual na relação homem-mulher da classe de um homem levou a um aumento da probabilidade dele morrer antes dos 65 anos.

Fontes:
Economist - A healthy relationship

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. MARCOS PAULO BLASQUES BUENO disse:

    Duvido muito da consistência dessa pesquisa.

    Taçvez seja coisa de senso comum, mas as mulheres cuidam mais de sua saúde e da saúde de seus parceiros… Elas vivem mais pois se cuidam mais. Homens sozinhos são (devido aspectos de formação cultural), em sua grande maioria, mais descuidados, menos higiênicos, etc.

    Claro que, pela razão que defendo acima, os riscos de o homem ter mais enfermidades aumenta muito, sem a presença da mulher.

    Ele praticamente se suicida. Pois nessa sociedade machista em que ainda vivemos, quem é mais educada a manter louças limpas, variar a alimentação no lar, limpar banheiros, mater-se alinhada, limpa e arrumada, etc? Resposta: A mulher. Claro que ela viverá mais! TWITTER: marcpbb

  2. andre becker(Santos/SP) disse:

    em minas gerais se na me falha a memoria havia um senhor com 134 anos de idade e o reporter o questionou de como ele estava tao
    bem e qual o conselho ele passaria aos outros para chegarem a longevidade.

    ele foi claro
    disse que é so não ter mulher nunca na vida que o homem durara muito, no ato pensei(to morto e bem novo).

    a mulher é um presente da natureza, um bem maior ate mesmo que a vida, ela é tudo de melhor que existe no universo, sem mulher? ou é viado ou é castrado.

    elas são uma luz, que aquece nosso ser, são o doce mais doce, são o sonho bom, anjos que existem para conter os acapetados homens.

    parabens as mulheres e agradeço todos os dias a mae natureza por ter criado esse seres tao maravilhosos.

  3. Jamenson Guedes Araujo disse:

    Acho interessante a materia em comento,só que,existem relacionamentos que são verdadeiros tormentos para os homens,daí, não achar totalmente veridica tal afirmação que “A Simples Presença da mulher traz beneficios para a Saúde dos homens” tem que olhar caso a caso.

  4. Luiz Lage disse:

    Concordo em parte, não totalmente porque acho que algumas mulheres atormentam o homem, do contrário como explicar que a relação viúvos/viúvas é absurdamente favorável para as viúvas, não é um dado científico mas de simples observação pela vizinhança e parentes, se o casamento fosse tão bom para os homens era de se esperar uma vantagens menor das viúvas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *