Início » Vida » Comportamento » Abolir o uso do xampu faz bem para os cabelos?
HIGIENE CAPILAR

Abolir o uso do xampu faz bem para os cabelos?

Técnicas que limitam ou eliminam o uso do xampu na lavagem capilar ganham adeptos, mas especialistas alertam para riscos à saúde

Abolir o uso do xampu faz bem para os cabelos?
Segundo o método, o ideal é usar condicionadores que contenham anfótero (Foto: Youtube)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O No Poo e o Low Poo são técnicas que consistem em eliminar o uso do xampu na lavagem dos cabelos ou restringir o uso a cada 15 dias, utilizando apenas marcas que não contenham sulfatos.

O método ganhou fama após a publicação do livro “O manual da garota cacheada”, escrito pela cabeleireira americana Lorraine Massey. Lançado no Brasil em 2015, o livro fez crescer o número de adeptos da prática no país, especialmente entre as mulheres.

A técnica restringe o uso de xampu sob a afirmação de que os sulfatos presentes na substância têm um poder de limpeza tão forte que acabam por retirar não só a sujeita, mas também a camada de proteção lipídica do cabelo, tornando-o mais ressecado.

Segundo o método, o ideal é usar condicionadores que contenham anfótero betaínico, um agente de limpeza mais suave do que o sulfato presente nos xampus.

Em entrevista ao Globo, a adepta da prática Mariana Morena falou sobre o uso dos condicionadores a base de anfótero. “A parte mais importante da lavagem é a massagem suave no couro cabeludo, esfregando com o condicionador. Tem que fazer isso de forma homogênea para levantar as cutículas do cabelo e deixar o produto penetrar por baixo. Assim, todo o potencial de limpeza dele vai ser explorado”.

Apesar disso, especialistas desaconselham o uso do condicionador para a limpeza dos fios. Eles afirmam que o xampu realmente tem uma grande quantidade de sulfato, mas que é possível neutralizar parte da substância diluindo o xampu em água no momento do uso.

O tricologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo alerta que abolir o uso do xampu pode causar uma série de problemas à saúde. “Além de caspas e seborreia, pode surgir tínea, uma doença provocada por um fungo que dá coceira e fratura nos fios, fazendo com que se formem buraquinhos no couro cabeludo. Não é algo comum, mas pode acontecer”, disse ele em entrevista ao Globo.

Fontes:
O Globo-Movimento contra uso de xampu ganha força, mas médicos fazem ressalvas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Roberto1776 disse:

    Não entendo como é que minha avó pode viver a vida toda sem usar xampu. Deve ter sido um inferno para ela.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *