Início » Notícia » Alteração hormonal de mulheres influencia na escolha do parceiro?
ESTUDO

Alteração hormonal de mulheres influencia na escolha do parceiro?

Uma nova pesquisa desmistifica a ideia que os hormônios femininos influenciam a escolha de parceiros com feições mais masculinas

Alteração hormonal de mulheres influencia na escolha do parceiro?
Nova pesquisa monitorou 584 mulheres em diferentes etapas do ciclo menstrual (Foto: Pixabay)

A descoberta que as mulheres sentem-se mais atraídas em seu período de ovulação por homens com rostos bem masculinos, com mandíbulas largas e sobrancelhas grossas, foi uma grande revelação no campo da psicologia evolucionista nas duas últimas décadas. Outra pesquisa indicou que homens com traços bem masculinos têm um sistema imunológico forte, que pode ser transmitido aos filhos. A lógica, portanto, sugere que as mulheres sentem-se atraídas por homens mais másculos em seu ciclo reprodutivo por um impulso natural de seu processo de evolução.

Diversos experimentos confirmaram essa teoria, mas muitos céticos criticaram a metodologia desses estudos. Alguns examinaram o comportamento de menos de 40 participantes, o que invalida a coleta de dados quantitativos. As datas dos períodos de ovulação dependiam das informações imprecisas das mulheres. Em outros experimentos os pesquisadores mediram os níveis hormonais das mulheres apenas uma vez, em vez de várias vezes, e os compararam com os níveis hormonais de outras mulheres.

Para encerrar a discussão, Benedict Jones da Universidade de Glasgow realizou um extenso estudo em que procurou suprir essas falhas. No artigo publicado na revista científica Psychological Science, Jones é claro ao dizer que não encontrou provas convincentes que as alterações hormonais do período de ovulação interferiam na escolha de um determinado tipo de homem pelas mulheres.

A pesquisa de Jones e de seus colegas baseou-se no experimento feito com 584 mulheres, cujas alterações hormonais foram monitoradas de duas a 15 vezes durante o teste. Os pesquisadores também acompanharam a reação das mesmas mulheres ao verem fotos de homens em diferentes etapas de seu ciclo menstrual.

O estudo de Jones e de seus colegas mostrou que a atração sexual das mulheres por homens com feições mais masculinas não estava associada ao seu ciclo reprodutivo, nem se baseava nos princípios da teoria evolucionista. Era apenas uma preferência por homens com uma aparência mais viril. Ou seja, nenhuma novidade.

Fontes:
The Economist-The idea that women are cyclical cuckolders bites the dust

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *