Início » Vida » Ciência » Alzheimer pode ser um novo tipo de diabetes
o elo entre Alzheimer e diabetes

Alzheimer pode ser um novo tipo de diabetes

Segundo pesquisas, beber refrigerantes em excesso e se alimentar mal pode contribuir para o desenvolvimento da doença

Alzheimer pode ser um novo tipo de diabetes
Má alimentação pode contribuir para o desenvolvimento da doença (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Caso você ainda não tenha razões suficientes para reduzir o consumo de porcarias, ou junk food, aí vai mais uma: pesquisas apontam que o Alzheimer pode ser uma forma de diabetes induzida por uma má alimentação.

Anteriormente existiam dois tipos de diabetes: o tipo um (congênito) e o tipo dois (adquirido durante a vida). O diabetes tipo dois é o resultado de uma combinação de fatores como má alimentação e sedentarismo (problemas típicos do estilo de vida moderno).

A ideia de que o Alzheimer pode ser um terceiro tipo de diabetes surgiu em 2005. Porém, o elo estabelecido entre o Alzheimer e a má alimentação só veio à tona através de estudos como Food for Thought: What You Eat May Be Killing Your Brain (Alimentando a reflexão: o que você come pode estar matando seu cérebro, em tradução livre), publicado na revista New Scientist.

A descoberta é bastante convincente e tem a ver com o papel da insulina em nosso organismo. Segundo os estudos, pacientes com Alzheimer têm neurônios mais resistentes à insulina e pessoas portadoras de diabetes tipo dois são mais propensas a desenvolver Alzheimer.

Exagerar no refrigerante ou se alimentar mal faz com que as células de diferentes tecidos se tornem resistentes à ação da insulina. De acordo com as pesquisas, a resistência à insulina leva ao aparecimento do ‘novo tipo’ de diabetes, ou seja, o Alzheimer.

Além de estimular a boa dieta alimentar, a descoberta mostra que a participação da insulina no processo de desenvolvimento do Alzheimer pode ser a chave para decifrar o mistério da doença.

Fontes:
The New York Times-Is Alzheimer’s Type 3 Diabetes?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. olbe disse:

    Alzheimer é muito mais grave do que reduzir simplesmente ao refrigerante ou dieta alimentar. Se assim fosse teríamos muitos mais doentes no mundo

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *