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EFEITO REVERSO

Aplicativos de monitoramento de sono podem causar insônia

Aplicativos e aparelhos de monitoramento de sono podem causar ansiedade nos usuários, gerando um efeito contrário ao desejado

Aplicativos de monitoramento de sono podem causar insônia
Mercado de dispositivos voltados para o sono deve chegar a US$ 81 bilhões em 2020 (Foto: Pixabay)

Em nossa sociedade cronicamente privada de sono, muitos estão usando aparelhos e aplicativos para monitorar a quantidade e a qualidade de seu tempo de sono. Mas eles podem estar causando mais mal do que bem.

Por mais de nove meses, a rotina de Alex Whitecross ao acordar era verificar os dados sobre seu sono em seu rastreador de condicionamento físico. E este hábito o tornou ansioso. “Comecei a ficar paranoico com o quanto eu estava dormindo”, diz ele.

Whitecross, um assistente de design digital que mora no sul do País de Gales, diz que comprou seu rastreador para monitorar seus exercícios, mas ficou interessado na função de monitoramento do sono. “Eu tenho sono mais leve do que meu noiva, então eu pensei que iria me ajudar, mas acabou tendo o efeito oposto”, explica ele.

No Reino Unido, as pessoas estão dormindo uma hora a menos do que o necessário – e o mercado tomou conhecimento. A companhia de pesquisa Persistence avalia que o mercado de monitoramento de sono deve chegar a US$ 81 bilhões no próximo ano. Há uma variedade de aparelhos e aplicativos que prometem melhorar e monitorar o sono. Você pode comprar um colchão que se ajusta às suas necessidades durante a noite, máscaras anti-ronco e bandanas que dizem rastrear suas ondas cerebrais.

Paralelamente à indústria em expansão, há também um aumento no que ficou conhecido como “ortossônia”, um termo cunhado em um relatório publicado em 2017, no Journal of Clinical Sleep Medicine. Ao escolher o termo, os pesquisadores escreveram: “Porque a busca perfeccionista para alcançar o sono perfeito é semelhante à preocupação doentia com a alimentação saudável, chamada ortorexia”.

Embora a ortossônia ainda não seja um diagnóstico formal, Alanna Hare,
especialista em sono do hospital Royal Brompton, diz que é algo que ela conhece em sua clínica. “Eu vi pacientes entrando com seus rastreadores do sono e me dizendo que eles têm um problema de sono porque o rastreador lhes diz que eles não estão dormindo o suficiente, ou que todo o sono deles é sono leve”, diz Hare.

Segundo Hare, muitas pessoas provavelmente não tiveram problemas até que começaram a ficar excessivamente focadas em seu sono. “Uma característica da insônia é o sono ‘esforçado’, ou tentar dormir, e é isso que acontecerá se você ficar excessivamente concentrado em ficar oito horas em um tipo específico de sono. Pode causar um problema que nunca existiu em primeiro lugar ”, explica a especialista.

Guy Leschziner, um neurologista e autor de The Nocturnal Brain, diz que cerca de 20% de seus pacientes apresentam sinais de ortossônia. Michael Farquhar, especialista em medicina pediátrica do sono, diz que viu pais que colocaram um aparelho de monitoramento de sono no pulso de seus filhos, ou adolescentes.

“Eles são bastante tentadores – eles dão bons gráficos, fotos, números.
As pessoas estão tentando mitigar o sono e realmente pensar sobre isso de uma forma que não fazíamos antes. Eu acho que isso tem pontos positivos e negativos. Eles podem fazer parte de um movimento para apreciar a importância de dormir. É apenas um problema se as pessoas lerem mais os dados do que os dados podem fornecer”, diz Farquhar.

Há muito tempo há sérias dúvidas sobre a precisão dos dados dos rastreadores de sono, a maioria dos quais depende do movimento de detecção, da frequência cardíaca e até dos sons que você emite.

“Quando avaliamos o sono, fazemos algo chamado polissonografia, e isso inclui monitorar a atividade das ondas cerebrais, o movimento dos olhos, a tensão muscular, o movimento, a respiração. Há uma quantidade enorme de dados que você precisa saber para dizer em que estágio de sono essa pessoa está e quanto tempo de sono ela teve”, diz Hare.

Outro problema com aparelhos de monitoramento de sono é que os requisitos para um bom sono são variam para cada pessoa. O ideal de oito horas de sono por noite é uma média – algumas pessoas precisarão de mais, outras menos.

Apesar dos melhores esforços do Vale do Silício, vale lembrar que o sono, como Leschziner aponta, é “um estado cerebral objetivo, [mas] também é subjetivo, portanto pode ser influenciado por suas expectativas de sono, por fatores ambientais, fatores comportamentais, toda gama de coisas”.

Fontes:
The Guardian-Why sleeptrackers could lead to the rise of insomnia – and orthosomnia

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