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SAÚDE

Beber água o dia todo é a melhor maneira de se manter hidratado?

Pesquisas apontam que beber grandes quantidades de água, a ponto de deixar a urina transparente, não é a melhor maneira de se manter hidratado

Beber água o dia todo é a melhor maneira de se manter hidratado?
Ingerir água juntamente com uma fruta pode melhorar absorção de nutrientes (Foto: U.S. Air Force)

A água é barata e saudável. E beber água é um meio eficaz para a maioria das pessoas se manterem hidratadas. A Academia Nacional de Medicina dos Estados Unidos recomenda que mulheres e homens adultos bebam cerca de três litros de água por dia.

No entanto, ingerir grandes quantidades de água pela manhã, meio-dia e noite pode não ser a melhor ou mais eficiente maneira de atender às necessidades de hidratação do corpo.

“Se você está bebendo água e depois, dentro de duas horas, sua produção de urina é muito alta e sua urina está limpa, isso significa que a água não está sendo bem absorvida”, diz David Nieman, professor de saúde pública na Universidade Estadual de Appalachian e diretor do Laboratório de Desempenho Humano no North Carolina Research Campus.

Nieman diz que a água comum tem uma tendência a escorregar pelo sistema digestivo humano quando não é acompanhada de alimentos ou nutrientes. Especialmente quando as pessoas bebem grandes volumes de água com o estômago vazio. “Não há nenhuma virtude nesse tipo de consumo”, diz ele.

Na verdade, a urina transparente é um sinal de “hiperidratação”, segundo a Cleveland Clinic. E algumas das pesquisas mais recentes apoiam o argumento de Nieman de que beber muita água não é a melhor maneira de se manter hidratado.

Em um estudo de 2015, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores compararam os efeitos da hidratação em curto prazo de mais de uma dúzia de bebidas diferentes – desde água e bebidas esportivas passando por leite, chá e cerveja, até uma solução especialmente formulada para reidratação.

Com base nas análises de urina coletadas dos voluntários do estudo, os pesquisadores concluíram que várias bebidas – incluindo leite, chá e suco de laranja, mas não bebidas esportivas – eram mais hidratantes que a água pura. Cerveja era um pouco menos hidratante que a água, mas um pouco melhor que o café.

A água é hidratante. Mas os autores do estudo de 2015 concluíram que existem vários “elementos de uma bebida” que afetam a quantidade de H2O que o corpo retém. Estes incluem o conteúdo de nutrientes da bebida, bem como a presença de agentes diuréticos, que aumentam a quantidade de urina produzida por uma pessoa.

A ingestão de água junto com aminoácidos, gorduras e minerais parece ajudar o corpo a absorver e reter mais H2O – e, portanto, manter melhores níveis de hidratação – o que é especialmente importante após exercícios e períodos de transpiração intensa.

“Pessoas que estão bebendo garrafas e garrafas de água entre as refeições e sem comida, provavelmente estão apenas fazendo xixi”, diz Nieman.

Além disso, a ideia popular de que o consumo constante e pesado de água “libera” o corpo de toxinas ou material indesejado é uma “meia verdade”. Enquanto a urina transporta subprodutos químicos e resíduos para fora do corpo, beber muita água com o estômago vazio não melhora o processo de limpeza, diz Nieman.

Em alguns casos raros, o consumo excessivo de água pode até ser prejudicial. “Em atletas ou pessoas que estão se exercitando por horas, se eles estão apenas bebendo água, eles podem jogar fora muito sódio na urina, o que leva a um desequilíbrio nos níveis de sódio do corpo”, explica Nieman, que passou um pedaço de sua carreira investigando a hidratação relacionada ao exercício físico.

Os médicos chamam esse desequilíbrio de “hiponatremia” e, em alguns casos, pode ser fatal. Nesse cenário, bebidas esportivas e outras bebidas que contêm nutrientes e sódio são mais seguras do que a água pura.

Embora a hiponatremia e o consumo excessivo de água não sejam grandes preocupações para os não-atletas, existem maneiras melhores de manter o corpo e o cérebro hidratados do que beber água durante todo o dia. Beber água (ou qualquer outra bebida) um pouco de cada vez evita que os rins fiquem “sobrecarregados” e, assim, ajuda o corpo a reter mais H2O, diz Nieman.

Beber água antes ou durante uma refeição ou lanche é outra boa maneira de se hidratar. “Beber água com aminoácidos, gorduras, vitaminas ou minerais ajuda o corpo a absorver mais água, e é por isso que bebidas como leite e suco de frutas tendem a parecer muito boas nesses estudos de hidratação”, diz ele.

Algumas de suas próprias pesquisas descobriram que comer uma banana é melhor do que beber uma bebida esportiva quando se trata de recuperação pós-exercício. E ele diz que comer quase qualquer pedaço de fruta junto com um pouco de água ajuda a capacidade do corpo de absorver o H2O e reidratar.

Fontes:
Time-Why Drinking Water All Day Long Is Not the Best Way to Stay Hydrated

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3 Opiniões

  1. denise mattos disse:

    Desconfio profundamente da seriedade e da petica desse texto! Parece vendido e publicado para beneficiar empresas como gatorade e outras bebidas isotônicas cheias de açúcar, mas com “aminoacidos” que “ajudam a hidratar mais do que água”(!?!?!)

    Fala serio! sobre quais condições esse estudo foi feito? Tem de publicar aqui a metodologia do mesmo para dar um minimo de seriedade!

  2. Roberto Henry Ebelt disse:

    É óbvio que se encher de água para pouco tempo depois devolvê-la a natureza sob forma de urina branquinha é uma babaquice sem tamanho. Finalmente alguém fala sobre o óbvio. Certamente não é vegano nem politicamente correto.

  3. Roberto Henry Ebelt disse:

    Sobre a seriedade e a petica (sic) mencionada pela Denise, lembro que a fonte do artigo não nem o NYT, nem O Guardian, nem a THE ECONOMIST. É https://time.com/5646632/how-much-water-to-drink/, a saber a revista TIME.

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