Início » Notícia » Beber chá pode beneficiar cérebro
SAÚDE

Beber chá pode beneficiar cérebro

Um novo estudo indicou que o consumo de chá ao longo da vida protege a estrutura do cérebro e suas funções do desgaste natural da idade

Beber chá pode beneficiar cérebro
Consumo de chá protegeu a estrutura do cérebro e suas funções do desgaste da idade (Foto: Jeff Robbins/Flickr)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Pessoas que têm o hábito de beber chá, além do estímulo da cafeína e da sensação de relaxamento, se beneficiam com os efeitos da bebida na proteção das funções cognitivas do cérebro.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Nacional de Singapura (NUS), liderada por Feng Lei, professor do departamento de Medicina Psicológica, as pessoas que bebem chá com regularidade têm regiões cerebrais mais bem organizadas, o que diminui o risco de doenças associadas à idade, como demência. 

Os pesquisadores da NUS, em colaboração com a Universidade de Essex e a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, analisaram imagens de ressonância magnética do cérebro de 36 adultos com 60 anos ou mais.

Além do consumo de chá, os pesquisadores também analisaram fatores como saúde, estilo de vida e equilíbrio emocional dessas pessoas.

A pesquisa publicada na revista científica Aging, indicou que o consumo de chá verde, chá oolong ou chá preto quatro vezes por semana durante uns 25 anos tinha protegido a estrutura do cérebro e suas funções do desgaste natural da idade.

Em uma analogia interessante, Feng comparou a funcionalidade do cérebro à eficiência do tráfego rodoviário. 

“Quando o sistema rodoviário é organizado e eficiente, o movimento dos veículos flui melhor. Assim, podemos pensar em regiões do cérebro como destinos de viagem. Quando as conexões entre essas regiões têm uma estrutura organizada, as funções cognitivas processam melhor as informações.” 

No futuro, a equipe de pesquisadores planeja examinar os efeitos que o chá e seus componentes bioativos têm sobre o declínio cognitivo.

Estudos da Harvard Medical School também indicaram que o consumo de chá é benéfico à atividade cerebral. Além disso, o consumo de chá, em especial de chá verde, protege o organismo de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.

Fontes:
Independent-Drinking tea may improve brain health, study finds

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *