Início » Brasil » Brasil bate meta de vacinação
SARAMPO E PÓLIO

Brasil bate meta de vacinação

Ao todo, 15 estados atingiram a meta para as duas vacinas

Brasil bate meta de vacinação
Apenas 10 estados não atingiram a meta. (Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Brasil conseguiu ultrapassar a meta de vacinação – 95% das crianças de um a cinco anos – contra a poliomielite e sarampo. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 17, revelaram que a campanha nacional de vacinação, encerrada no último dia 14, registrou uma cobertura de 95,4% para a pólio, e 95,3% para sarampo.

Mais de 4,4 mil municípios cumpriram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde e, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), foram aplicadas 21,4 milhões de doses de vacinas. Ao todo, 15 estados atingiram a meta para as duas vacinas. Outros dois, Tocantins e São Paulo, conseguiram o índice apenas para a vacinação contra a pólio.

“O sucesso da campanha é responsabilidade de todos que entenderam a importância de mantermos elevadas coberturas vacinais para evitar que doenças eliminadas voltem a circular no país, como tem acontecido com o sarampo. A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra essas doenças”, relatou o ministro da Saúde, Gilberto Occhi.

A campanha deste ano é indiscriminada. Por isso, todas as crianças de um a  cinco anos tiveram que se vacinar. As unidades federativas de Alagoas, Amazonas, Acre, Bahia, Rio Grande do Norte, Roraima, Pará, Piauí, Distrito Federal e Rio de Janeiro ainda não atingiram a meta de vacinar 95% do público-alvo.

Com relação aos municípios, 1.180 não alcançaram o índice. Por orientações do Ministério da Saúde, os mesmos precisam buscar alternativas para vacinar o número estabelecido. A faixa etária que está mais desfalcada é a de um ano, cuja cobertura está em 88%.

Os gestores têm até o dia 28 de setembro para informar os novos dados ao SI-PNI. Portanto, esses estados e municípios têm esse período para atingir a meta da campanha.

As vacinas contra sarampo e pólio estão disponíveis nos postos de saúde, durante todo o ano, e fazem parte do calendário da rotina da criança. Para mais informações, basta acessar a página sobre vacinação, no portal do Ministério da Saúde.

 

Leia Mais: Abaixo da meta, campanha de vacinação é estendida

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *