Início » Vida » Ciência » Cientistas descobrem o motivo de acreditarmos em fantasmas
Ciência e Saúde

Cientistas descobrem o motivo de acreditarmos em fantasmas

Quando acreditamos estar diante de fantasmas estamos na verdade sendo tocados pelos sinais cerebrais responsáveis pela geração de autoconhecimento

Cientistas descobrem o motivo de acreditarmos em fantasmas
Estudo tem como objetivo ajudar no tratamento de pacientes com esquizofrenia (Reprodução / O Globo)

Uma equipe de pesquisadores Olaf Blanke na da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, recriou em laboratório a experiência sensorial que  nos indica que estamos na presença de fantasmas. Esse sentimento de “presença”, segundo o estudo é, na verdade, uma alteração dos sinais cerebrais sensomotores, que são responsáveis pela geração de autoconhecimento por meio de informações de nossos movimentos e o posicionamento do nosso corpo.

Os neurocientistas analisaram 12 pacientes com distúrbios neurológicos – a maioria epilepsia, que já relataram ter vivido a experiência de estar na presença de um fantasma.Eles apresentaram por análise de ressonância magnética interferência em três regiões corticais córtex insular, córtex parietal-frontal e córtex temporo-parietal. Essas três áreas são envolvidas no autoconhecimento, movimento e senso de posição no espaço. Juntas, elas contribuem para o processamento do sinal multisensorial, importante para a percepção do próprio corpo.

No estudo, participantes os vendados fizeram movimentos com as mãos na frente do corpo e de um robô. Atrás da pessoa havia outro robô que imitava os movimentos  do participante em suas costas em tempo real. Os neurocientistas introduziram então, um atraso temporal entre o movimento do participante e o toque do robô para recriar a ilusão do fantasma.

Três minutos após o atraso no toque ao serem perguntados pelos cientistas o que sentiram durante o experimento vários dos participantes responderam “presença de uma outra pessoa” e contaram até quatro fantasmas. Alguns, pediram até que o teste fosse interrompido, uma vez que sentiram a presença de maneira muito forte.

Além de explicar porque acreditamos em fantasmas, o estudo  tem com objetivo entender melhor  alguns sintomas  de pacientes que sofrem de esquizofrenia.

 

Fontes:
O Globo - Cientistas suíços revelam por que acreditamos em fantasmas

1 Opinião

  1. helo disse:

    Esta sensação é mais comum na histeria quando a percepção é mais configurada. Na esquizofrenia a parte sensorial está ligada sobretudo à audição.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *