Início » Notícia » Cigarros eletrônicos têm substâncias cancerígenas, diz estudo
Tabagismo

Cigarros eletrônicos têm substâncias cancerígenas, diz estudo

Dispositivos podem conter até dez vezes a quantidade de agentes cancerígenos de um cigarro comum

Cigarros eletrônicos têm substâncias cancerígenas, diz estudo
Cigarro eletrônico: uso cada vez maior preocupa autoridades de saúde (Fonte: Reprodução/Reuters/Veja)

Um estudo japonês divulgado nesta quinta-feira, 27, revelou que os cigarros eletrônicos podem conter até dez vezes a quantidade de agentes cancerígenos de um cigarro comum.

Leia mais: Estudo revela que cigarro eletrônico ajuda a parar de fumar

O uso de cigarros eletrônicos é cada vez mais comum, especialmente entre os mais jovens.

De acordo com os pesquisadores, o vapor que é aspirado por quem utiliza o dispositivo eletrônico contém diversas substâncias que podem provocar câncer: formaldeído, um composto também conhecido como formol, acetaldeído, acroleína, glioxal, metilglioxal, entre outros.

O cientista Naoki Kunugita, do Instituto Nacional de Saúde Pública japonês, que coordenou o estudo, explica que “as taxas variam consideravelmente de uma marca para outra e inclusive dentro da mesma marca, de uma amostra para outra”.

Os pesquisadores mediram as concentrações das diferentes substâncias em cinco marcas não reveladas de cigarros eletrônicos.

Kunugita ressaltou que, “em uma das marcas analisadas, a equipe de pesquisa encontrou um nível de formaldeído que chegou a dez vezes mais que o registrado em um cigarro tradicional”.

O uso cada vez maior de cigarros eletrônicos preocupa autoridades de saúde do mundo inteiro. Em agosto, a OMS alertou os governos para banir a venda de cigarros eletrônicos para menores de 18 anos. Segundo a organização, eles são uma “grave ameaça” especialmente para gestantes e seus filhos e jovens.

Fontes:
Veja - Estudo japonês encontra substâncias cancerígenas em cigarros eletrônicos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *