Início » Vida » Ciência » Combinação de drogas tem resultado promissor contra o câncer
Saúde

Combinação de drogas tem resultado promissor contra o câncer

O uso de ipilimumab e nivolumab juntos fez a doença parar de evoluir em 58% dos casos

Combinação de drogas tem resultado promissor contra o câncer
Tratamento usa o sistema imunológico do corpo para atacar as células cancerígenas (Foto: Pixabay)

Pacientes com câncer terminal podem ser “efetivamente curados” da doença a partir de uma nova combinação de drogas, descritas pelos cientistas como um avanço no tratamento. Um estudo, feito no Reino Unido, apresentou resultados “espetaculares”. Mais da metade dos pacientes com melanoma avançado tiveram seus tumores diminuídos ou controlados pelas drogas.

Roy Herbst, chefe da oncologia médica do Centro de Câncer de Yale, Estados Unidos, disse que o tratamento usa o sistema imunológico do corpo para atacar as células cancerígenas, o que potencialmente pode substituir a quimioterapia como o tratamento padrão da doença dentro de cinco anos.

Em um experimento internacional, 945 pacientes com melanoma avançado foram tratados com as drogas ipilimumab e nivolumab. Os tratamentos fizeram com que o câncer parasse de avançar durante um ano em 58% os casos, com a estabilização dos tumores ou a diminuição deles em uma média de 11,5 meses.

Quando apenas o ipilimumab foi usado, o resultado positivo ocorreu em 19% dos casos. A estabilização ou a diminuição dos tumores aconteceu dentro de dois meses e meio, de acordo com a pesquisa publicada no New England Journal of Medicine.

“Ao dar essas drogas juntas, você está efetivamente brecando duas vezes mais a doença, já que o sistema imunológico é capaz de reconhecer tumores que não foram previamente reconhecidos e assim reagir a eles e destruí-los. Para imunoterapias, nós nunca vimos taxas de redução de tumor de mais de 50%. Então, isto é muito importante. Essa é uma modalidade de tratamento que eu acho que vai ter um grande futuro para o tratamento de câncer”, disse James Larkin, um dos mais renomados pesquisadores do Reino Unido.

Fontes:
The Guardian-Cancer trial of drug combination yields 'spectacular' results

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *