Início » Notícia » Como manter o estresse sob controle na vida atual
SAÚDE MENTAL

Como manter o estresse sob controle na vida atual

Alimentação, buscar ajuda, praticar exercícios físicos. Confira cinco dicas para manter o estresse sob controle

Como manter o estresse sob controle na vida atual
Médicos associam os períodos prolongados de estresse a doenças cardiovasculares (Foto: Pexels)

Os seres humanos não têm uma estrutura física e mental para suportar períodos prolongados de estresse. Observem os primeiros-ministros assim que assumem os cargos e ao final do mandato. No início, com uma expressão tranquila e bem-disposta eles sorriem para as câmeras. Depois, com a fisionomia abatida, tensa, despedem-se de uma vida pública que exauriu suas forças. Envelheceram anos em um curto espaço de tempo.

A vida atual é complexa, imprevista, repleta de acontecimentos dramáticos que povoam nosso cotidiano. As queimadas na Amazônia atraem a atenção mundial e criam polêmicas, o Reino Unido enfrenta o dilema de sair da União Europeia sem um acordo e a crise climática é uma realidade assustadora. Um número crescente de jovens está procurando ajuda psicológica para superar a ansiedade e crianças em idade escolar aprendem a lidar com a pressão das redes sociais.

Médicos e psicanalistas associam os períodos prolongados de estresse a doenças cardiovasculares, depressão e diabetes. Mas como resistir à pressão de um cotidiano angustiante? O jornal Guardian selecionou alguns conselhos de especialistas. 

Alimente-se bem

Em dias agitados de trabalho, os sanduíches, batatas fritas e outros tipos de comidas junk food são uma solução para uma refeição rápida. Mas são comidas cheias de calorias, gorduras e sódio que fazem muito mal à saúde.

“O açúcar provoca uma sensação de bem-estar em momentos de ansiedade. Alimentos e bebidas ricos em açúcar estimulam a produção de serotonina no organismo, um neurotransmissor que diminui a ansiedade e a depressão. Porém, é um efeito passageiro”, disse Azmina Govindji, nutricionista e membro da British Dietitic Association.

“Sente-se em um lugar tranquilo para almoçar em seu local de trabalho. Sinta o sabor de uma comida saudável e usufrua do prazer que causa. Isso dá um novo ânimo para enfrentar mais um dia tenso”, sugeriu Govindji .

De acordo com uma pesquisa da American Psychological Association, para um terço dos americanos os alimentos com alto teor de gordura e calorias funcionam como ansiolíticos em momentos de estresse. 

Pratique exercícios físicos

As atividades físicas aumentam o nível de endorfina no organismo, uma substância química que provoca uma sensação de bem-estar, alegria e bom humor.

Além das academias de ginástica, as pessoas podem fazer exercícios aeróbicos em casa, como correr de um cômodo para outro, dar pequenos saltos em um ritmo regular e subir escadas. É possível aliar esses exercícios ao trabalho doméstico, com uma música ao fundo. Uma boa solução para diminuir o peso das tarefas domésticas é ficar em forma.

Não hesite em procurar ajuda em momentos difíceis

Situações de extrema tensão podem causar graves problemas físicos e mentais. A especialista em clínica médica, Zoe Norris, estimula seus pacientes a desenvolverem mecanismos de defesa. “Exercícios físicos, bons livros e filmes, contato com amigos e hobbies diminuem o impacto da tensão da vida moderna”, sugeriu Norris.

Todas as pessoas passam por momentos difíceis ao longo da vida. Mas quando o estresse está relacionado ao trabalho, Norris recomenda a seus pacientes que tenham uma conversa franca com seus superiores. “Se não houver diálogo, incentivo-os a procurar outro trabalho”.

O sono é essencial para aumentar a sensação de bem-estar

Em geral, a ansiedade prejudica a qualidade do sono. A preocupação com tarefas inacabadas durante o dia causa ainda mais estresse. Segundo o neurologista e autor do livro The Nocturnal Brain, Guy Leschziner, em momentos de tensão o sono restaura o equilíbrio físico e mental. 

“Em casos de extrema tensão, os ansiolíticos são uma solução para aliviar as noites angustiantes de insônia. Mas a meditação e a terapia cognitivo-comportamental são recursos excelentes para relaxar e melhoram a qualidade do sono, sem intoxicar o organismo”.

Tente encontrar um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

“Vivemos em uma sociedade que valoriza o excesso de trabalho. Mas permita-se ter mais lazer sem culpa. Reduza sua carga de trabalho se for preciso. A preocupação com o sucesso profissional é uma das principais fontes de ansiedade. Não seja tão exigente com a imagem que transmite aos seus chefes e colegas de trabalho. Procure encontrar um ponto de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, sugere o professor Josh Cohen em seu livro  Not Working: Why We Have to Stop

Fontes:
The Guardian-Six ways to stay healthy when you're stressed

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *