Início » Vida » Ciência » Como o descanso e a reflexão mental estimulam o aprendizado
Comportamento

Como o descanso e a reflexão mental estimulam o aprendizado

O repouso não só ajuda a fortalecer memórias, mas, consolida as recordações da aprendizagem anterior, aumentando assim a assimilação futura, diz estudo

Como o descanso e a reflexão mental estimulam o aprendizado
Em algumas situações pode suceder o contrário; as recordações anteriores podem interferir na aprendizagem futura (Reprodução/internet)

Um novo estudo considera que os mecanismos cerebrais envolvidos na aprendizagem obtêm um melhor estímulo quando as pessoas submetem sua mente a uma pausa para descansar e refletir sobre o conteúdo aprendido. O trabalho foi publicado na revista Proceedings off the National Academy of Sciences.

Descansar a mente não só ajuda a fortalecer memórias, mas, de acordo com uma equipe de pesquisadores da Universidade do Texas (Austin, EUA) consolida as recordações da aprendizagem anterior, aumentando assim a assimilação futura.

Para o experimento, os especialistas deram aos participantes duas tarefas de aprendizagem baseadas na memorização de diferentes séries de pares de fotos. Em seguida, os participantes descansaram e puderam pensar no que quisessem nesse momento.

As imagens do cérebro dos participantes revelaram que aqueles que empregaram o tempo de descanso na reflexão do conteúdo disponibilizado no dia anterior, obtiveram os melhores resultados nas provas de aprendizagem do dia seguinte.

“Demostramos pela primeira vez que a forma como o cérebro processa a informação durante o repouso pode melhorar a aprendizagem futura. Acreditamos que jogar com as recordações durante o descanso faz com que essas memórias sejam ainda mais fortes, (a ação) não só afeta o conteúdo original, mas todas as memórias que estão por vir”, diz Alison Preston, coautora do estudo.

Segundo a investigação, em algumas situações pode suceder o contrário; as recordações anteriores podem interferir na aprendizagem futura. Isso se dá porque, segundo Preston, nada acontece de forma isolada.

“Quando estamos aprendendo algo novo, levamos à mente todas as coisas que já sabemos a respeito desta nova informação. Desse modo, o novo conteúdo é agrupado ao conhecimento já existente”.

Esta descoberta pode ajudar os professores a criarem formas mais eficazes de ensinar a seus alunos.

 

Fontes:
Muy Interesante-El descanso mental y la reflexión impulsan el aprendizaje

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *