Início » Notícia » Conheça os malefícios do ‘whey protein’
'Febre' nas academias

Conheça os malefícios do ‘whey protein’

Consumo excessivo do suplemento pode causar efeitos colaterais como acne e pedras nos rins

Conheça os malefícios do ‘whey protein’
Suplemento alimentar whey protein (Fonte: Reprodução/Getty Images/Veja)

Febre entre os frequentadores de academia que querem ganhar massa muscular, o suplemento whey protein pode, no entanto, causar malefícios ao organismo quando consumido em excesso.

O whey protein é fabricado a partir da proteína extraída do soro do leite. Acredita-se que o consumo deste tipo de suplemento alimentar pode acelerar o processo de “cura” de pequenas lesões sofridas pelos músculos durante os exercícios físicos e também potencializar o aumento da massa magra.

Especialistas ressaltam, no entanto, que o consumo de proteína além do necessário pelo organismo não oferece nenhum benefício ao corpo. Em entrevista ao site da revista Veja, o endocrinologista Bruno Halpern explica que “o consumo superior de proteína só é necessário para atletas de alta performance, que praticam atividade física muito intensa”.

Ainda de acordo com especialistas, o whey protein não deve ser consumido por conta própria. Em excesso, o suplemento pode, por exemplo, causar — a longo prazo — insuficiência e cálculo renal.

O consumo exagerado de proteína também pode levar ao inchaço do corpo. Uma pesquisa recente revelou ainda que o consumo de whey protein pode aumentar a incidência de acne.

Entre os malefícios do whey protein — em excesso — estão também o envelhecimento precoce e o aumento de peso.

Fontes:
Veja - Whey protein: saiba quando o suplemento faz mal à saúde

3 Opiniões

  1. marisa fernandes costa disse:

    tomei e perdi muito peso. Deixei de tomar a um mes. quanto tempo demora para voltar ao normal

  2. maria alice guazina disse:

    EU MALHO HÁ 4 ANOS E HÁ 1 ANO COMEÇEI A CORRER, TOMO PROTEINA 3 VESES POR SEMANA 1 MEDIDA APOS O TREINO, GOSTARIA DE SABER SE POSSO CONTINUAR OU NÃO, SE FAZ MAL À SAUDE.MEU FILHO FALA QUE PRECISO TOMAR MAS MEU AMIGO FALOU UM MONTE CONTRA, ESTOU NA DUVUDA

  3. rene luiz hirschmann disse:

    Pela reportagem esse suplemento é veneno puro como a ANVISA deixa comercializar esse produto? e é um produto consumido livremente nos Estados Unidos e Europa, gostaria de receber informações mais precisas.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *