Início » Notícia » Corpo precisa de 14 dias para se adaptar ao horário de verão
ESTUDO

Corpo precisa de 14 dias para se adaptar ao horário de verão

Problemas como falta de atenção, de memória e sono fragmentado são comuns durante a adaptação

Corpo precisa de 14 dias para se adaptar ao horário de verão
O horário de verão começou no último dia 16 e segue até o dia 19 de fevereiro (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

O corpo humano precisa de pelo menos 14 dias para se acostumar ao horário de verão, que começou no último dia 16 e segue até o dia 19 de fevereiro e que adianta o relógio em uma hora.

A conclusão é de um estudo desenvolvido pelo pesquisador Guilherme Silva Umemura, no Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritos Biológicos, que é ligado ao Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

De acordo com o estudo, enquanto o corpo humano não se adapta ao novo horário, problemas como falta de atenção, de memória e sono fragmentado são comuns.

O horário de verão, que abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo, além do Distrito Federal, visa economizar energia elétrica.

O pesquisador explicou que “com a mudança no horário as pessoas são obrigadas a acordar mais cedo e isso gera uma série de modificações fisiológicas no organismo”. Como a temperatura do corpo sobe mais cedo a partir do novo horário ocorre uma desestabilização entre os ritmos da temperatura corporal e da atividade de repouso, o que gera problemas, como distúrbios de sono.

“A pessoa fica mais propensa a ter déficits de atenção, pode ter maior fadiga durante o dia, problemas para dormir, fragmentação do sono e até mesmo a diminuição da duração do sono”, disse Umemura, que ressaltou ainda que os grupos mais afetados são os adolescentes e os jovens adultos.

O pesquisador afirmou também que, embora seja menos comum, os sintomas podem perdurar para algumas pessoas até o retorno para o horário normal.

O estudo contou com a participação de cerca de 20 pessoas, que foram monitoradas dia e noite com aparelhos. O início do horário de verão afeta principalmente quem tem rotinas mais rígidas de trabalho.

Fontes:
BBC Brasil - Corpo humano leva 14 dias para se acostumar com horário de verão

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *