Início » Vida » Saúde » Cronograma do desmembramento
Slate Magazine

Cronograma do desmembramento

Se um membro do seu corpo ficar preso, quanto tempo você pode esperar antes de amputá-lo?

Cronograma do desmembramento
James Franco, no filme 127 Horas, sobre um home que amputa o próprio braço após acidente

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um homem do Colorado ficou preso debaixo de um trailer de seis toneladas em 19 de agosto e decidiu cortar seus dedos do pé para se livrar do peso após apenas 30 minutos de sofrimento e gritos por ajuda. O homem interpretado por James Franco no filme 127 Horas esperou mais de 250 vezes este tempo para amputar o seu braço. Fica a pergunta: se um membro seu ficar preso sob um pedregulho ou caminhão, quanto você deve esperar para cortá-lo?

Um dia, pelo menos. Mais tempo, se você conseguir aguentar. Ter um membro preso sob algo pesado não é uma ameaça de morte imediata, mas cortá-lo pode ser. Há duas artérias em seu pé, por exemplo. Caso corte uma delas e não consiga estancar o fluxo de sangue, você pode morrer em 30 minutos. Então nunca nem considere cortar nada até você estar convencido de que ninguém vai lhe encontrar e sua morte é iminente. Felizmente, a maior parte das pessoas que se perdem na natureza são encontradas em até 24 horas, e as principais ameaças à vida costumam levar mais tempo que isso. A hipotermia raramente mata em menos de um dia, a não ser que você esteja ensopado. Se estiver quente, a desidratação será o perigo mais urgente, e ainda assim ela tomará três dias para matar.

Contudo, você pode não querer esperar até a beira da morte. Sinais de falecimento iminente incluem letargia e perda de orientação, ambas as quais podem tornar a autoamputação e a caminhada vagarosa mais difíceis. Quando você decidir que não consegue mais aguentar, corte somente o necessário para poder se livrar do peso, e deixe o médico  se preocupar com o tecido danificado ao redor do ponto de compressão.

Uma vez que o corte tenha sido realizado, a sua principal preocupação é o sangramento. Primeiro, cubra o ferimento com um pano e pressione. Se isso não funcionar – e provavelmente não vai – improvise um torniquete com qualquer coisa disponível e espere que funcione.

Se você aguentar uma amputação e for resgatado, a parte do membro amputado que ficou ainda pode não sobreviver. Sem fluxo sanguíneo , seus membros e extremidades se tornam irrecuperáveis em seis a oito horas. Em alguns casos, contudo, sangue o bastante pode circular no entorno da obstrução para estender o seu prazo de vida.

Fontes:
Slate - A timetable for disarmament

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *