Início » Internacional » Cuidados simples podem melhorar a visão de mais de 1 bilhão de pessoas
SAÚDE

Cuidados simples podem melhorar a visão de mais de 1 bilhão de pessoas

Uma pesquisa revelou que as taxas de cegueira nos países de baixa e média renda são até oito vezes mais altas do que nos países ricos

Cuidados simples podem melhorar a visão de mais de 1 bilhão de pessoas
Pelo menos 2,2 bilhões de pessoas vivem com deficiência visual ou cegueira (Foto: Roland Balik/U.S. Air Force)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Mais de 1 bilhão de pessoas estão perdendo a visão desnecessariamente devido à falta de cuidados oftalmológicos simples, de acordo com um relatório histórico sobre visão da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A pesquisa revelou uma grande lacuna de desigualdade nas condições de visão e olho. As taxas de cegueira nos países de baixa e média renda são até oito vezes mais altas do que nos países ricos, com pessoas vivendo em áreas rurais, minorias étnicas, mulheres e idosos sofrendo desproporcionalmente.

Pelo menos 2,2 bilhões de pessoas vivem com deficiência visual ou cegueira. Um bilhão desses casos – condições como miopia, catarata e glaucoma – poderiam ter sido prevenidos ou tratados. O médico Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor geral da OMS, disse: “É inaceitável que 65 milhões de pessoas sejam cegas ou tenham visão prejudicada quando sua visão podia ter sido corrigida da noite para o dia com uma operação de catarata, ou que mais de 800 milhões lutem para realizar atividades diárias porque não têm acesso a um par de óculos”.

O acesso aos cuidados com os olhos varia consideravelmente em diferentes partes do mundo. As pessoas que precisam de suporte para deficiências da visão à distância que vivem em regiões de baixa e média renda têm quatro vezes menos chances de receber a ajuda de que precisam do que em áreas de alta renda. O relatório estima que custaria US$ 14,3 bilhões para tratar as pessoas que já vivem com deficiência visual ou cegueira por catarata e visão míope.

O envelhecimento da população, juntamente com a nutrição inadequada, significa que o número de pessoas com problemas oculares deve aumentar significativamente. Kirsty Smith, CEO da ONG Christian Blind Mission UK, disse: “Apesar de décadas de trabalho para melhorar o acesso à saúde ocular, ainda existem milhões de pessoas em todo o mundo perdendo desnecessariamente a visão a condições como catarata – e nos últimos anos nós vimos novos desafios surgindo, como níveis crescentes de perda de visão relacionada ao diabetes e deficiência visual relacionada ao envelhecimento em todo o mundo”.

Aproximadamente 11,9 milhões de pessoas têm problemas de visão ou cegueira causados por glaucoma, diabetes e tracoma que poderiam ter sido evitados. Prevenir esses casos custaria US$ 5,8 bilhões, de acordo com o relatório, que estabelece o impacto social e econômico de longo prazo para as pessoas afetadas e suas famílias ou prestadores de cuidados.

A OMS argumentou que as pessoas que precisam de cuidados com os olhos devem poder acessá-los sem enfrentar dificuldades financeiras. “A inclusão da assistência oftalmológica nos planos nacionais de saúde e nos pacotes essenciais de assistência é uma parte importante da jornada de todos os países em direção à cobertura universal de saúde”, disse Tedros.

Fontes:
The Guardian-Simple eye care could improve sight of more than 1 billion people – report

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *