Início » Notícia » Cura da Aids está à vista, diz Nobel de Medicina
Vírus HIV

Cura da Aids está à vista, diz Nobel de Medicina

Virologista francesa revela otimismo após últimas descobertas

Cura da Aids está à vista, diz Nobel de Medicina
Virologista francesa Françoise Barre-Sinoussi (Fonte: Reprodução/AFP)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A virologista francesa Françoise Barre-Sinoussi, que ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 2008 junto com outros virologistas por identificar o vírus HIV, disse nesta quinta-feira, 19, que, após o anúncio das últimas descobertas, a cura da doença está à vista.

Françoise Barre-Sinoussi afirmou ainda que uma equipe de cientistas internacionais se uniu para encontrar a cura prevista, que é inspirada no caso de uma paciente norte-americano que se curou da Aids após passar por um transplante de células-tronco em Berlim, em 2007. A doação foi feita por outro homem que tem uma mutação genética rara que impede a contaminação pelo vírus HIV.

De acordo com a virologista, “isso prova que encontrar uma maneira de eliminar o vírus do corpo é realista”. Desde a cura desse paciente, cientistas vêm tentando repetir a façanha, apesar de seu alto custo e dificuldade. Agora, no entanto, o caminho será buscar uma reação semelhante, e não idêntica, e que seja mais barata e mais fácil de reproduzir.

Redução do número de mortes

Outras descobertas recentes também vêm animando os pesquisadores, trazendo novas esperanças. A virologista francesa diz que foi confirmado que uma minoria de pacientes, cerca de 0,3%, não apresenta sintomas da Aids mesmo sem nunca receber tratamento. Além disso, um pequeno grupo que recebeu medicamentos antirretrovirais na França passou a viver sem os sintomas da Aids.

Embora tenha evitado apontar um prazo para a descoberta da cura da doença, a Nobel de Medicina disse que é possível, “em princípio”, eliminar a pandemia até 2050 caso o acesso a medicamentos seja facilitado.

De 2005 a 2011 o número de mortes em decorrência da Aids diminuiu 24% em todo o mundo.

Fontes:
Veja - 'Hoje é o primeiro passo para a cura da aids', diz Nobel

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

19 Opiniões

  1. JANAÍNA disse:

    GRAÇAS A DEUS, POIS MUITOS PACIENTES SE PRENDEM A ESSA DOENÇA.

  2. neide neves disse:

    espero que seja antes de 2050,pois até lá tem muito chão pela frente.Mas de qualque maneira fico feliz por essa descoberta.

  3. Carlos A. Assis disse:

    Que Deus dê aos homens o conhecimento necessário para este fim; pois creio que toda doença tem cura, o que falta é o conhecimento de fato.

  4. suely disse:

    eu descobrir que tenho a hiv a 4 meses e gostaria de ver mais reportagens sobre o assunto

  5. João disse:

    Gente o sofrimento das pessoas com AIDS vai acabar. Tomara q realmente achem a cura..

  6. dalila disse:

    Peço a Deus para que seje bem rapida a descoberta da cura pois este ano descobrimos que minha mãe é portadora e não quero vê-la sofrendo com isso.

  7. DAIANA disse:

    SOU SORO POSITIVO, E MEU ESPOSO NÃO É E TEMOS UMA RELAÇÃO ÓTIMA NOS AMAMOS E CUIDAMOS UM DO OUTRO, EU ACHO QUE O MAIOR PRECONCEITO ESTÁ NA CABEÇADAS PESSOAS SEI QUE DEUS IRA AJUDAR AOS ESTUDIOSOS PARA CONSEGUIR A CURA DESSA DOENÇA, MAS ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECE VAMOS NÓS NOS CUIDARMOS E RESPEITARMOS O MAIOR DOM QUE DEUS NOS DEU A VIDA.

  8. ronaldo de souza disse:

    sou soro positivo, há 15 ans faço o meu tramento numa boa.Nunca tivi doenças oportonistas faço avialição de exames tomos os medicamentos nas horas certas.Faço musculação tods os dias, levo a vida numa boa. Só falto arranjar um namorado e torço que a cura venha logo, fico feliz pelas pesquisas que já estão sendo realizadas.Sobre a aids.

  9. clebson disse:

    espero que as altoridades,e responsaveis se mobilizem, pois trata se de um guerra fria e obscura,que qualquer pessoa esta esposta, apesa de viver com esse tormento modando por completo seu convivio perante uma socidade que ainda, descremina o hiv tormento diario,sorriso triste (grato a todos que buscam a solução que Deus os abeçoe).

  10. Arcanjo disse:

    Carta Encíclica do Papa Leão XIII – Libertas Praestantissimum (Sobre a liberdade humana)- A liberdade, excelente bem da natureza e exclusivo apanágio dos seres dotados de inteligência ou de razão, confere ao homem uma dignidade em virtude da qual ele é colocado entre as mãos do seu conselho e se torna senhor de seus atos. E o que, todavia, é principalmente importante nesta prerrogativa é a maneira como ela se exerce, porque do uso da liberdade nascem os maiores males, assim como os maiores bens. Sem dúvida, está no poder do homem obedecer à razão, praticar o bem, caminhar direito ao seu fim supremo. Mas pode também seguir outra direção diferente, e, seguindo espectros de bens falazes, destruir a ordem legítima e correr para uma perdição voluntária.CAPELA.

  11. luciane disse:

    Estou a escrever uma opinião a qual eu acredito.As vezes chego a pensar que a cura já existe ,mais o capitalismo mundial é imenso, tudo gira em torno do dinheiro,são muitos medicamentos importados exportados,pois ja conseguiram controlar, por que acabar com a mina de ouro ?se matasse em 24 horas como o ebóla ja tinham lançado a cura ,mais tudo que controla gera lucro e então a cura daqueles que esperam anciosamente nunca vão encontrar.só acreditar em Deus e se escravos destas bombas cheias de efeitos colaterais.Infelizmente não tenho esperanças.

  12. ritielly disse:

    tomara q essa cura venha logo pois hj um amigo morreu dessa doença simplesmente se entregou peço a deus q venha logo a cura para essas pessoas portadoras dessa doença meu pai vamos nos mobilizar e pedir q venha logo a cura do hiv

  13. patricia disse:

    Olha estou anciosa para este dia chegar,porque contrai o hiv emeu filho tb e ele temapenas dois anos, confio muito que o dia esta proximo enquanto isso o q me da forca e meu filho.

  14. debora cristina g. da costa disse:

    A espera da cura da aidis e muito importanta para min,pois tenho fe em deus que um dia todos nos seremos curados. eu tambem sou soro positivo ha 8anos, apesar de viver muito bem eu reso tds as noite para que esta cura nao demore.

  15. debora costa disse:

    MUITAS PESSOAS ESPERAM POR ESSA CURA, MAS SE DEUS QUISER ESSA CURA NAO VAI DEMORAR E SO TER FENELE.

  16. PAULO ROBERTO SOARES disse:

    Gostei muito bom os comentários sobre AIDS-HIV esclarecedores, pena que poucos se interessam por essa questão.
    Grande Abraço…
    Paulo Roberto Soares

  17. juvenal tomaz da silva disse:

    deus deu inteligência ao homem pra tudo e porque não descobrem a cura pra essa doença,o homem tem capacidade de criar,basta tentar que um dia conseguem,só assim vai deixar de existir mortes devido a essa doença.

  18. jr disse:

    Essa é a primeira vez que me pronunciou publicamente sobre minha condição apesar sempre me recusar acreditando que a nossa mente desencadeia muitos sintomas, tive que começar uma terapia antiterrorista com urgência pois meus exames mostravam um risco de ter complicações referentes a doenças oportunistas, coisa que ninguém quer…faça.de tudo, , corro, e como de tudo mas com responsabilidade resolvi mudar minha alimentação cortando alimentos que não sejam interessantes mesmo quando se está são…pois sou saudável e quero permanecer assim …depois de ver com plantas amazônicas e outras plantas da flora brasileira resolvi fazer dessa a missão da minha vida. Estudar farmacologia na tentativa de compreender e de ser parte da equipe que descobrirao por um modo paralelo ao da indústria farmacêutica a cura para esse mal…Deus há de nos guiar. Jesus Cristo há de nos guiar…precisamos nos unir…Se as maiores mentes do mundo se unirem com certeza conseguiremos exito…se juntarmos todos os produtos que quase curaram e fizermos 1 desses todos. Teremos realmente a cura. Mas tem que querer. Unir se…em prol disso com ambição…pois de certo já há medicações pra tudo nesse sentido, não haverá a cura?…Agora infecte 10 chefes de estado e veremos que no outro dia ou 1 semanário depois ele apresentarão cura…É necessário arregalados as mangas e deixa ar de lamuriaçao, sem desistir, sem perder a fé…se ouver uma organização paralela a indústria farmacêutica com integração da ,classes c financiers e economicamente e os melhores estudantes de infectologia, imunologia, farmacologia farmaceuticos,bioquímicos , geneticistas e estudantes afim … já pensou a grana que vai rolar pro cara que e descobrirem…ele será eternizado como o curador…

  19. sonia stevens disse:

    Estou realmente muito feliz por minha vida; Meu nome é Sonia Stevens Eu nunca pensei que eu vou viver na Terra antes do ano acabar. Eu tenho sido vítima de uma doença mortal (HIV) nos últimos 5 anos; Eu tinha passado um monte de dinheiro indo de um lugar para outro, de igrejas para as igrejas, os hospitais têm sido cada minha residência dia. verificações constantes até ter sido meu hobby não até o mês passado, eu estava procurando através da internet, eu vi um testemunho de como DR. Ben ajudou alguém na cura de sua doença HIV, rapidamente eu copiei o seu e-mail que é (drbenharbalhome@gmail.com) .Eu falei com ele, ele me pediu para fazer algumas certas coisas que eu fiz, ele me disse que ele está indo para fornecer o ervas para mim, o que ele fez, então ele me pediu para ir para exame médico depois de alguns dias após o uso do remédio herbal, eu estava livre da doença mortal, ele só me pediu para deixar o testemunho por todo o mundo, fielmente am fazê-lo agora, irmãos e irmãs por favor, ele é grande, eu devo a ele na minha vida. se você está tendo um problemas semelhantes apenas e-mail ele em (drbenharbalhome@gmail.com) ou simplesmente WhatsApp-lo em: + 2348144631509.He também pode curar doenças como câncer, diabeties, Herpes. Etc. Você pode alcançar-me no e-mail: soniastevens1995@gmail.com

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *