Início » Vida » Ciência » Descoberta científica pode resultar em uma vacina única para todos os tipos de gripe
Saúde

Descoberta científica pode resultar em uma vacina única para todos os tipos de gripe

Uma das razões para que seja tão difícil fazer vacinas contra gripe ou erradicar o problema é o fato de que o vírus sofre mutações com muita frequência

Descoberta científica pode resultar em uma vacina única para todos os tipos de gripe
A influenza é um vírus infeccioso que afeta inúmeros dezenas de pessoas em todo o mundo, e resultou em várias pandemias que já mataram milhões (Foto: Pixabay)

Uma equipe internacional de pesquisadores afirma ter descoberto como as células imunológicas humanas reconhecem cepas da gripe a que foram expostas anteriormente. Esta descoberta pode abrir caminho para o desenvolvimento de uma única vacina contra a gripe para imunizar as pessoas contra todas as cepas da doença. Os resultados da pesquisa foram divulgados na revista Nature Communications.

A influenza é um vírus infeccioso que já resultou em várias pandemias que mataram milhões. Uma das razões para que seja tão difícil fazer vacinas contra gripe ou erradicar o problema é o fato de que o vírus sofre mutações com muita frequência, ou seja, o sistema imunológico não pode mudar rapidamente os métodos conhecidos para combatê-lo.

Um novo avanço envolve a compreensão de como as células “assassinas” CD8 + T, parte do sistema imunológico ativo do corpo que viaja para caçar patógenos específicos, se lembram de cepas de vírus anteriormente encontradas. Em termos simples, essas células caçam e destroem as células que estão infectadas com o vírus (e outras doenças ou problemas). Elas são ativadas quando o seu receptor específico se liga a um complexo de antígeno (isto é, as proteínas encontradas na superfície de um agente patogênico), auxiliada por um co-receptor na célula T, que alerta para a presença do antígeno. Quando ativada, essas células procuram as células com este antígeno e as destroem.

Ao descobrir que a resposta das células CD8 + T  aos novos agentes patogênicos está diretamente relacionada com a capacidade de um corpo individual de ativar esses mecanismos, a equipe afirma ter desvendado os requisitos para iniciar as respostas imunológicas, não importando a cepa presente. Em outras palavras, conhecendo o mecanismo encontrado no próprio vírus da gripe (e comum para todas as cepas) necessária para gerar uma resposta imune, isso poderia conduzir o desenvolvimento de vacinas que proporcionam células T com a capacidade de reconhecer qualquer vírus da gripe, não apenas cepas.

 

 

Fontes:
Gizmag-Immune system discovery could lead to one-jab universal flu shot

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *