Início » Vida » Saúde » Desvendando heranças genéticas
Ciência e saúde

Desvendando heranças genéticas

Desvendando heranças genéticas
Weliton Leite, de 38 anos, descobriu que tem o gene do câncer de intestino

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A cada ano, 2 mil brasileiros se submetem a testes genéticos que investigam a suscetibilidade para doenças graves, que muitas vezes são incuráveis.

Esses testes trazem consigo dilemas importantes: o que fazer quando se tem um resultado positivo para uma doença incurável? O especialista em bioética e desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Erickson Gavazza, diz que esses testes “levantam as questões mais tormentosas da medicina sob o ponto de vista ético e individual”.

No Brasil, há cerca de 20 centros especializados em testes genéticos preditivos. O preço dos exames varia de R$ 600 a R$ 15 mil. Esses testes, no entanto, não são recomendados para crianças, pois segundo especialistas eles geram um impacto psicológico muito grande.

Um estudo coordenado por uma neurocientista da Unicamp revelou que a maioria das pessoas não está preparada para lidar com um exame desse tipo. De acordo com o estudo, sete em cada dez pacientes que procuram a Unicamp desistem de fazer o teste.

Fontes:
Revista Veja - O testamento dentro de cada um

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *