Início » Notícia » Dia D de vacinação contra sarampo e polio acontece neste sábado
MOBILIZAÇÃO NACIONAL

Dia D de vacinação contra sarampo e polio acontece neste sábado

Cerca de 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não foram vacinadas

Dia D de vacinação contra sarampo e polio acontece neste sábado
No caso da vacina contra poliomielite, as crianças que já tomaram uma dose ou mais ao longo da vida receberão a vacina oral (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Neste sábado, 18, será realizado o “Dia D” de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite em postos de todo o país.

O público-alvo da campanha é formado por crianças com idades entre 1 ano e menores de cinco anos. A campanha nacional continua até o dia 31 de agosto.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que, até a última terça-feira, 14, cerca de 84% das crianças que integram o público-alvo ainda não tinham sido vacinadas.

O governo federal quer imunizar ao todo 11,2 milhões de crianças, alcançando o marco de 95% de cobertura vacinal.

Mesmo as crianças que estão com o esquema vacinal completo devem receber um reforço. No caso da vacina contra poliomielite, as crianças que já tomaram uma dose ou mais ao longo da vida receberão a vacina oral. Quem nunca tomou, receberá a injetável. No caso do sarampo, todas as crianças receberão uma dose da Tríplice Viral, que protege contra caxumba, rubéola e sarampo.

O Brasil enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas. O último balanço oficial aponta para um total de 910 casos confirmados da doença e 5.630 casos sob investigação no Amazonas, e 296 casos confirmados e 101 sendo investigados em Roraima. Há seis mortes registradas devido à doença no país neste ano, sendo quatro em Roraima e duas no Amazonas.

Fontes:
G1 - Mais de 80% das crianças ainda não foram vacinadas contra o sarampo e a pólio
EBC - Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *