Início » Gráfico » Drogas que causam mais danos
Saúde

Drogas que causam mais danos

Novos estudos sugerem que o álcool é mais nocivo que a heroína ou o crack

Drogas que causam mais danos
A maioria das pessoas concordaria com a afirmação de que algumas drogas são piores que as outras (Reprodução / Internet)

A maioria das pessoas concordaria com a afirmação de que algumas drogas são piores que as outras: a heroína é provavelmente considerada mais prejudicial que a maconha, por exemplo. Já que os governos formulam políticas criminais e sociais com base em classificações de dano, um novo estudo publicado pelo periódico Lancet em novembro é uma leitura interessante.

Pesquisadores liderados pelo professor David Nutt, ex-chefe de conselheiros de drogas para o governo britânico, pediram a especialistas em danos causados por drogas para avaliar 20 drogas (legais e ilegais) em 16 medidas de dano ao usuário e à sociedade como um todo, tal como dano à saúde, dependência de droga, custos econômicos e crime. O álcool é a droga mais nociva na Grã-Bretanha, acumulando 72 de um total máximo de 100, muito mais danoso que a heroína (55) ou o crack.

Ele é o mais danoso aos outros de todas as drogas da lista e fica em quarto lugar atrás da heroína, crack e metanfetametina (crystal meth) em termos de danos ao indivíduo. Ou autores assinalam que os pesos do modelo, embora tenha sido baseados em julgamentos individuais, foram analisados e se descobriu que eram estáveis, uma vez que muitas mudanças precisariam ser feitas para que a listagem geral fosse alterada.

 

Fontes:
Economist - Drugs that cause most harm

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Sancho ferreira disse:

    Essas pessoas precisam de tratamento pois foram vítimas da dependência. Assim como a sociedade e os meios de comunicação impuseram o hábito de tomar uma “cervejinha”. ;p

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Se o nome é DROGA já se sabe que não presta, não serve para o organismo. As que são proibidas e matam mais rápido deveria deixar a vontade e que morram com suas próprias mão e as que não são proibidas como por exemplo: Álcool e Cigarro deveria ser proibidas pois são também DROGA e que fechem as fábricas, só não fecham pois pagam muito impostos e é bom para os políticos.

  3. Flavio L P Santos disse:

    Todas !!! Inclusive o álcool! Os dependentes gastam o que têm e o que não tem, atrás das drogas..

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *