Início » Vida » Saúde » Estudo analisa ligação entre celular e tumores
Controvérsia

Estudo analisa ligação entre celular e tumores

Estudo analisa ligação entre celular e tumores
Fonte: AP

Os estudos que investigam se os celulares podem causar câncer, especialmente tumores cerebrais, são muitos e variam em qualidade. Pesquisadores sul-coreanos informaram na terça-feira, 13, que os que mostram riscos baixos podem ser tendenciosos.

A equipe liderada pelo Dr. Seung-kwon Myung, do Centro Nacional do Câncer da Coreia do Sul, concluiu que ainda é difícil demonstrar que há ligação, embora os melhores estudos sugiram que há alguma associação entre o uso de celulares e a propensão ao câncer.

Myung e colegas da Ewha Womans University, do Hospital da Universidade Nacional de Seul e da Universidade de Berkeley examinaram 23 estudos publicados sobre mais de 37 mil pessoas. O procedimento é chamado de meta-análise. Eles descobriram que os resultados das pesquisas dependeram de quem conduziu o estudo e de como foi o controle para as influências externas e outros erros.

Myung e sua equipe informaram que oito estudos que usaram métodos de alta qualidade para vendar os participantes encontraram um pequeno aumento no risco de tumores entre as pessoas que usam celulares e telefones sem fio, em comparação com quem usa pouco ou nunca.
Os pequisadores informaram ainda que o financiamento para alguns dos estudos de baixa qualidade incluíam o Forum de Fabricantes de Celulares e a Associação do Sistema Global para Comunicação Móvel.

Fontes:
Reuters - Study charts links between mobile phones, tumors 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Dorival Silva disse:

    Tudo bem que nao está totalmente comprovado que usar celular dá tumor no cérebro, mas existem indicaçoes. É hora de precauçoes, usar o viva-voz, falar pouco, nao deixar criança usar.

  2. Marc Halsberghe disse:

    Estudos, pesquisas… Nada disso importa, se não conhecermos quem está por trás dessas ações, entrando com o dinheiro… Tenho certeza de que nenhum leitor deste excelente site ainda é ingênuo o suficiente para não saber que os resultados dessas pesquisas, como milhares de outras, não são enviesados de acordo com o interesse do dinheiro…

    Por outro lado, podemos ter certeza de que o uso do celular não faz bem à saúde. Se causa exatamente câncer ou o quê, isso ainda precisa ser melhor (melhor = sem viéses) estudado, mas somos seres orgânicos formados pelos mesmos átomos que todas as outras coisas… Se as ondas de celular interferem em praticamente tudo o que já foi testado, por que não interferira em nossas células?

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *