Início » Pelo Mundo » Facebook incentiva a divulgação de status de doador de órgãos
Para salvar vidas

Facebook incentiva a divulgação de status de doador de órgãos

Espera-se que a medida crie pressão nos amigos e faça-os adicionarem seus nomes às listas de doadores registrados

Facebook incentiva a divulgação de status de doador de órgãos
Status de doador de órgãos poderá ser adicionado ao perfil (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Quase sete mil pessoas morrem nos Estados Unidos todo ano esperando por um transplante de órgãos. O Facebook espera diminuir esse número com sua vasta rede de 161 milhões de membros no país.

O Facebook anunciou um plano na manhã de terça-feira, 1, para encorajar todos na rede social a propagandearem seu status de doador em suas páginas, junto com suas datas de nascimento e escolas onde estudaram — uma medida que a empresa espera que crie pressão nos amigos e faça-os adicionarem seus nomes às listas de doadores de órgãos registrados.

Trata-se de uma rara incursão do Facebook na engenharia social da rede social, e uma com um potencial efeito profundo, de acordo com especialistas da área de doação de órgãos.

Eles dizem que se pessoas declararem no Facebook que são doadoras de órgãos, isso poderia estimular outras a se registrarem nos Departamentos de Trânsito ou pela internet. Mas esses especialistas dizem que a rede social poderia criar uma alternativa informal a tais registros que poderia, apesar de possuir menos valor legal, levar a mais doações de órgãos.

Isso acontece porque a divulgação no Facebook poderia fornecer a evidência de consentimento que os familiares precisam para decidir se querem doar os órgãos de um ente querido, diz Andrew M. Cameron diretor de cirurgia de transplante de fígado no Johns Hopkins Hospital.

“Esse será um dia histórico para o transplante”, disse Cameron, adicionando que pessoas morrem na espera por um órgão principalmente porque não há doadores de órgãos o suficiente e não por causa de insuficiências da tecnologia médica. “A matemática vai mudar radicalmente, e podemos muito bem eliminar o problema.”

Cameron estima que milhões de pessoas podem mudar seu status de doador do dia para a noite.

Fontes:
The New York Times - Facebook Is Urging Members to Add Organ Donor Status

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *