Início » Notícia » Ganho de peso após abandono de cigarro é pequeno, diz estudo
Saúde

Ganho de peso após abandono de cigarro é pequeno, diz estudo

Pesquisadores ressaltam que benefícios compensam fim do vício

Ganho de peso após abandono de cigarro é pequeno, diz estudo
Idade e IMC influenciam no ganho de peso (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo realizado pela da Universidade de Tennessee, nos Estados Unidos, desmitificou o pensamento que parar de fumar engorda. Os pesquisadores descobriram que o ganho de peso, após o abandono do cigarro, caso aconteça, é pequeno e depende de outros fatores, como índice de massa corpórea e idade. A pesquisa, publicada na revista Health Service Research, avaliou 349 mil fumantes e ex-fumantes a partir de dados da Vigilância de Fatores de Risco e Comportamentais de 2004, 2005, 2009 e 2010. Os voluntários responderam a um questionário sobre comportamento, saúde, tabagismo e índice de massa corpórea (IMC).

O estudo aponta que o abandono do cigarro causa um pequeno aumento de IMC. Após um mês sem fumar, os indivíduos jovens de ambos os sexos, apresentaram aumento de 2,3% no índice de massa corpórea. Esta porcentagem subiu para 5,2% após seis meses sem o cigarro.

No entanto, entre homens e mulheres mais velhos, o ganho de peso foi mais alto. As mulheres com mais idade foram a que apresentaram maior aumento de IMC: 8%, cerca de seis quilos, dez anos depois de pararem de fumar. Segundo pesquisadores, os resultados são incentivos para que fumantes, principalmente os jovens, abandonem o vício e ressaltam que os benefícios compensam qualquer ganho de peso.

 

Fontes:
Veja - Aumento de peso associado a parar de fumar, se houver, é pequeno

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. Amadeu Pereira dos Santos disse:

    O ganho de peso após abandono de cigarro pode ser pequeno mas também pode ser grande, dependendo do modo como o cidadão vai se alimentar depois de abandonar o terrível vício. O que faz engordar mais, ou, engordar menos é indubitavelmente, os alimentos que o indivíduo ingere. Fui fumante vário anos. Com muito esforço consegui me libertar do maldito cigarro. Nos anos que se seguiram , engordei porque não tinha nenhuma preocupação com a gordura. Mas só foi adotar um regime alimentar sugerido por uma nutricionista passei a ter um peso ideal e a desfrutar de boa saúde, graças a Deus.

  2. AMARILDO LEAL TAVARES disse:

    Estão de parabéns os pesquisadores, pois desmitificam o que muitos homens e principalmente mulheres que dizem, não parar de fumar, porque engorda. Tenho certeza que a partir de agora os fumantes vão ter um incentivo a mais para abandonarem esse vício, que vitima milhares de pessoas no mundo todo.

  3. marcia bonamichi disse:

    QUANDO PAREI DE FUMAR, ENGORDEI 08 QUILOS, MAS NAO ARREPENDEI. SEI QUE OS BENEFÍCIOS FORAM MAIORES.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *