Início » Notícia » Homeopatia não é eficaz no tratamento de doenças, dizem cientistas
Saúde em risco

Homeopatia não é eficaz no tratamento de doenças, dizem cientistas

Cientistas de um órgão do governo australiano dizem que quem opta pela homeopatia pode colocar a saúde em risco ao rejeitar ou postergar tratamentos comprovados cientificamente

Homeopatia não é eficaz no tratamento de doenças, dizem cientistas
'Não é possível afirmar que a homeopatia funcionar melhor do que placebo', segundo cientistas (Fonte: Reprodução/Getty Images)

Uma revisão de 225 estudos feita por cientistas de um órgão do governo australiano revelou que a homeopatia não é eficaz no combate a nenhum tipo de doença.

Ainda de acordo com os cientistas do Conselho nacional de Saúde e Pesquisa Médica (NHMRC, na sigla em inglês), as pessoas que optam pela homeopatia podem colocar a saúde em risco ao rejeitar ou postergar tratamentos comprovados cientificamente.

Os cientistas afirmaram também que, apesar de algumas pesquisas terem demonstrado resultados favoráveis à homeopatia, elas “tinham poucos participantes, eram mal elaboradas ou mal conduzidas”.

“Qualquer tratamento médico deve ser baseado em evidências confiáveis. A revisão mostrou que não é possível afirmar que a homeopatia funcionar melhor do que placebo”, afirmou o cientista Warwick Anderson.

A Associação Homeopática Australiana disse, por sua vez, que o NHMRC deve fazer “uma análise mais abrangente da eficácia da homeopatia e uma avaliação econômica de longo prazo dos benefícios de um sistema mais integrado, que respeita a escolha do paciente no cuidado da saúde”.

Fontes:
Veja - Homeopatia não é eficaz contra nenhuma doença, diz estudo

1 Opinião

  1. Beraldo Dabés Filho disse:

    Raizeiros e chás caseiros são reconhecidamente eficazes em certos casos e acaba funcionando como um placebo. Homeopatia é engodo total.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *