Início » Economia » Internacional » Luz solar é o novo tabaco, afirmam especialistas
Saúde da pele

Luz solar é o novo tabaco, afirmam especialistas

Pele queimada pelo Sol é sinal de que o DNA foi danificado, diz especialista

Luz solar é o novo tabaco, afirmam especialistas
Crianças com graves queimaduras solares apresentam um maior potencial para desenvolver o melanoma na vida adulta (Reprodução/Alamy/The Telegraph)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Para muitos médicos, a luz do sol se tornou o novo tabaco. A incidência de melanoma maligno – o tipo mais letal de câncer de pele – subiu sete vezes desde 1970. Mais de 13.000 pessoas no Reino Unido desenvolvem a doença a cada ano, em comparação com cerca de 1.800 em 1975. O melanoma é atualmente o quinto câncer mais comum na Grã-Bretanha, e o mais comum entre as mulheres na faixa dos 20 anos. A exposição excessiva aos raios ultravioletas é o grande responsável por esse incremento.

A exposição ao Sol, porém, é benéfica à saúde, eleva o humor e pode melhorar as condições de pele com psoríase e acne. Também é fundamental para obtenção de vitamina D. Além disso, a diminuição do tempo de exposição à luz solar pode provocar a osteomalacia (enfraquecimento e desmineralização de ossos maduros) em adultos e raquitismo e fadiga em crianças.

Moderação é a palavra-chave. Para Phil Hammond, ter a pele excessivamente queimada pelo Sol, além de muito doloroso, é um sinal claro de que o DNA foi danificado. Ainda segundo Hammond, as crianças com graves queimaduras solares por negligência dos adultos apresentam um maior potencial para desenvolver o melanoma na vida adulta.

“Se você quiser parecer 40 anos mais velha que a sua idade, fumar enquanto estiver ao Sol é o caminho mais rápido para obter esse resultado”, afirmou o médico ao jornal Telegraph. Abusar da proteção solar – mínimo 15 FPS e boa proteção contra os raios UVB – e controlar o tempo da exposição continuam sendo medidas fundamentais para a manutenção da saúde da pele.

 

Fontes:
The Telegraph-Sunshine has become the new tobacco

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *