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SAÚDE

Maneiras de acelerar o metabolismo

O metabolismo é a transformação da comida que o corpo ingere em energia para mantê-lo ativo

Maneiras de acelerar o metabolismo
Quanto mais rápido funcionar o metabolismo de uma pessoa, mais calorias ela queima (Foto: Pixabay)

Muito se ouve falar em aumentar o metabolismo para auxiliar na perda de peso, mas pouco se sabe sobre como fazer isso. Afinal, o que é o metabolismo? Como eu o torno mais eficiente?

O metabolismo, ou processo metabólico, é a transformação da comida que o corpo ingere em energia para mantê-lo ativo. Ou seja, o organismo leva as calorias das comidas e bebidas e usa o oxigênio para liberar energia.

Dessa forma, quanto mais rápido funciona o metabolismo de uma pessoa, mais calorias ela queima. Por isso, normalmente em processos de emagrecimentos é sugerido que se melhore o processo metabólico, podendo influenciar, além da perda de peso, o tom de pele, energia e humor.

O metabolismo não é o mesmo em todas as pessoas, por isso é sempre aconselhável se consultar com um nutricionista antes de se iniciar uma dieta, e não pegar recomendações diretamente da internet apenas porque deu certo com outra pessoa. Cada individuo metaboliza de forma diferente, mas é possível fazer com que o corpo use o “combustível” de uma forma melhor do que a habitual.

“Um atleta profissional teria um metabolismo muito mais alto do que o de um trabalhador de escritório sedentário. Idade, gênero e considerações médicas pessoais às vezes também afetam nosso metabolismo”, explicou Israel Rivera, líder de exercícios do Virgin Active, ao Independent.

Dessa forma, quanto mais sedentário uma pessoa for, mais lento o metabolismo dela vai funcionar. Por isso sempre é necessário manter-se ativo fisicamente, não necessariamente apenas para estar em forma ou conseguir um corpo mais atlético, mas por saúde.

“No final do dia, o exercício sempre terá um impacto positivo sobre a nossa taxa metabólica e bem-estar geral. Uma boa nutrição e exercícios regulares são os portais para a saúde geral e para atingir com sucesso suas metas de condicionamento físico”, afirmou Rivera.

Como a aceleração do metabolismo normalmente faz com que o corpo se torne mais saudável, muitos mitos se espalham como “fórmulas mágicas” para que o organismo trabalhe mais rápido. “O café acelera o metabolismo”; ou “determinado alimento acelera a taxa metabólica”.

Melhorando o metabolismo

Para melhorar o metabolismo, é necessária uma série de medidas diferentes, que incluem exercícios físicos, uma dieta balanceada e o repouso necessário. Sempre com o acompanhamento médico adequado. Para emagrecer, por exemplo, é sugerido que se pratique exercícios de alta intensidade para queimar a gordura e treinamento de resistência para construir músculos.

“O treinamento de resistência estimula o crescimento muscular e quanto maior a massa muscular, maior a taxa de metabolismo necessária para manter esse músculo operacional. Isso não quer dizer que o treinamento aeróbico não seja efetivo no aumento do metabolismo – os melhores resultados tendem a ocorrer quando ambos os tipos de exercícios são usados”, destacou Ben Kelly, chefe de Medicina Preventiva da Nuffield Health.

A autora do livro Metabolism Revolution, Haylie Pomroy, que já trabalhou com as atrizes Jennifer Lopez e Reese Witherspoon, sugere que a frequência cardíaca durante o exercício aeróbico seja mantida entre 120 a 140 batimentos por minuto. Além disso, segundo Pomroy, é indicável que seja feito duas ou três sessões de musculação por semana.

“Trabalhe com repetições empilhadas em conjuntos de três. Comece com oito repetições, depois seis repetições e depois quatro repetições. O peso deve ser pesado o suficiente para que você possa completar as repetições até a exaustão muscular”, disse Haylie Pomroy.

Para Rivera, é necessário que a alimentação também seja rica em proteína, não apenas após o treino. Isso porque os aminoácidos são usados para construir massa muscular magra. Além disso, beber uma grande quantidade de água também pode levar benefícios ao metabolismo. “As pessoas que bebem mais água têm uma maior taxa metabólica e maior taxa de sucesso para atingir seus objetivos fitness”.

Um mito sobre a perda de peso, que mais atrapalha do que ajuda, é “fechar a boca”. Estudos mostram que comer a cada, mais ou menos, três horas mantém o metabolismo ativo ao longo do dia. Reduzir drasticamente as calorias consumidas pode levar a uma redução metabólica.

Até mesmo o sono tem efeito sobre o metabolismo de cada pessoa. Segundo Rivera, dormir mais e melhor pode ter um efeito positivo no processo metabólico.

“A privação do sono pode ter um efeito negativo em atingir seus objetivos fitness, já que cansaço aumenta os hormônios do estresse. A falta de sono também tem sido associada a um aumento nos níveis de açúcar no sangue, o que faz você sentir fome ou lentidão, o que pode retardar o metabolismo”, concluiu.

Fontes:
Independent-How to boost your metabolism

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