Início » Pelo Mundo » O bem que o cigarro eletrônico nos faz
Fumaça do bem

O bem que o cigarro eletrônico nos faz

O mundo deveria dar boas-vindas ao cigarro eletrônico

O bem que o cigarro eletrônico nos faz
Dispositivo separa nicotina dos demais componentes cancerígenos do cigarro (Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Algumas invenções são tão simples que despertam a questão: “por que ninguém pensou nisso antes”? Uma dessas é o cigarro eletrônico. Fumar cigarro é a atividade voluntária mais perigosa do mundo. Mais de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos graças às consequências do hábito, ou seja, um em cada dez usuários morrem todos os anos. As pessoas fumam porque valorizam mais o prazer que a nicotina lhes proporciona do que a certeza de uma vida saudável no longo prazo. De modo que parece racional saudar o aparecimento de um dispositivo que separa a parte perigosa do fumo (o alcatrão, o monóxido de carbono e a fumaça liberada pelo processo de combustão) da nicotina. E é exatamente isso que um cigarro eletrônico faz. O dispositivo usa a eletricidade de uma pequena bateria para vaporizar uma solução que contém nicotina que pode ser inspirada pelo usuário.

Cigarros eletrônicos geram outros benefícios além de salvarem as vidas dos fumantes. Diferentemente dos cigarros, não prejudicam a saúde daqueles que estão ao redor do fumante. Eles nem mesmo cheiram mal, então não há constrangimento público, muito menos danos ao próximo, e portanto não há razão para proibir o seu uso em lugares públicos. Bares e restaurantes deveriam receber a novidade de braços abertos.

Portanto, não surpreende o fato de o mercado de cigarros eletrônicos estar crescendo. Embora ainda seja pequeno em comparação ao dos fumantes verdadeiros, seu tamanho dobrou no ano passado nos EUA e é provável que o mesmo se repita em 2013.

Quem poderia se opor? Muitas pessoas, tudo indica. Em vez de saudar os cigarros eletrônicos, muitos lobistas da área da saúde estão determinados a extingui-los. Alguns afirmam que os cigarros eletrônicos podem funcionar como “porta de entrada” para o cigarro de verdade. Outros sugerem que os aromatizantes que às vezes são adicionados à solução de nicotina tornam os cigarros eletrônicos especialmente atraentes para crianças. Mas essas objeções parecem se fundamentar em impulso puritanos, não em argumentos racionais. Alguns lobistas do setor da saúde estão tão determinados a impedir que as pessoas façam qualquer coisa que remeta ao ato de fumar que se recusam a endossar um produto que reproduz o prazer de fumar sem os malefícios associados ao hábito.

Fontes:
The Economist-No smoke. Why the fire?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

55 Opiniões

  1. Luiz Carlos Braga de Camargo disse:

    Um amigo meu, coitado, conseguiu largar o maldito minister e adotou o cigarro eletrônico. Morreu eletrocutado ,
    aquerdita numa coisa dessas ? Tadim dele.

  2. DRAGAOFORTE disse:

    Que coisa boa…até que enfim alguém pensou nos fumantes…parabéns pela invenção..ignoro quem inventou mas é uma saída…Será que as empresas tabagistas estão de acordo??? Será que o governo vai meter imposto neste tipo de cigarro???

  3. Valter Custodio disse:

    Para mim, não é puritanismo afirmar que o cigarro eletronico é a porta de entrada para o vicio, para mim é desculpa forjada pelas industria fumageira, prara continuar produzindo, vendendo, envenenando a sociedade dependente e doente e assim lucrar mais e mais.
    O cigarro eletrônico deve ser incentivado, liberada a importação, pois os viciados merecem uma oportunidade sadia de se livrarem deste vicio maldito, nefasto e oportunizarem um ar mais puro para os não fumantes e assim conviverrem em sintonia e harmonia sem áreas de exclusão;
    PS.Sem federem também, pois beijar um cinzeiro é muito desagradável.

  4. Eliane Calil Vaz disse:

    Como fumante, gostaria de experimentar. Aonde posso adquirir?
    Obrigada!
    Eliane

  5. Salvio Pessoa disse:

    O cara que escreveu essa matéria está maluco. Eu nem vou dizer por quê, porque tá na cara. Pelo menos, na cara de quem tem um mínimo de bom senso. Eu, hein?!…

  6. dario disse:

    Faço uso de cigarro eletronico tem 1 ano e 4 meses.
    Antes de chamar alguém de maluco ..devemos nos informar melhor sobre o assunto em si.
    Não é questão de bom senso e sim de saúde.
    maiores informações: http :// e-cig.forumbrasil.net ou http: // darioreviewecig.blogspot.com.br/ ou http: // ww w.papovaper.com/

    pessoas sérias , sem fins lucrativos, e com o intuito de apenas livrar pessoas do tabagismo.
    pense e se informe antes de julgar!

  7. RENATO BRAGA disse:

    Excelente matéria, abandonei os cigarros depois de 20 anos graças ao cigarro eletrônico. Já uso há um ano e só percebi benefícios. Realmente existe uma corrente contra os E-cigs pois além da indústria tabagista, a indústria farmacêutica tem altos lucros com o tabagismo, seja vendendo medicamentos, chicletes, adesivos para cessar o tabagismo, ou medicamentos para o tratamento das doenças causadas pelo cigarro. É lamentável ainda ver críticas de pessoas que sequer conhecem o cigarro eletrônico.

  8. Tomaz disse:

    Muito boa a Matéria e apoio os usuários de Ecig a se livrar do Tabagismo de qualquer forma, mas …

    O cara que escreveu esse comentário ( Salvio Pessoa ) logo abaixo, deve está maluco. Eu nem vou dizer por quê, porque tá na cara. Pelo menos, na cara que é ignorante e não tem nenhum senso do que escreve ou pensa. Eu, hein?!…

    bom, e por não saber o que fala, talvez também não entenda o que digo, então vou deixar mais explicadinho, qualquer coisa eu desenho também:

    Significado de Ignorante

    adj. m e adj.f. Característica da pessoa que não possui instrução; que desconhece determinado assunto; que não está ciente de algo.
    Qualidade de quem é inocente: um sujeito tão puro, ignorante.
    adj. m e adj.f. Qualidade de quem não conhece alguma coisa por não tê-la estudado.
    Que possui comportamentos grosseiros; que é estúpido ou rude.
    s.m. e s.f. Pessoa que possui essas características.
    (Etm. do latim: ignorans.antis)

    Tudo isso se aplica também ao comentário de ( Luiz Carlos Braga de Camargo ), comentários desnecessários, que não precisavam estar aqui, nenhuma pessoa morre com 3,3v, todo mundo tem o direito de opinar, mas faça da forma correta, sabendo o que fala, pois muitas pessoas procuram ajuda para se livrar de vícios lendo Matérias como essa.

  9. Flavio disse:

    Pessoal,

    Nao acreditem nesses posts falsos sem fundamento. Nao ha nenhum caso de morte por choque hehehe. Claro que a The Economist dispensa comentarios e estao sendo muito corajosos em mostrar o lado positivo dos ecigs, sem receio das grandes empresas fabricantes de cigarro…

    Quem tiver interesse em se aprofundar: http ://www. brandpress.com.br/saude-e-hospitalar/17021-o-cigarro-eletronico-e-pouco-conhecido-no-brasil-e-ajuda-a-parar-de-fumar.html

    Procurem pelos forums de ecig para detalhes.

  10. Vinicius disse:

    Excelente matéria. A credibilidade do “The Economist” não necessita comentários.
    Uso cigarro eletrônico desde 06/2011. Atualmente pratico ciclismo e futebol, coisa que quando fumava não conseguia e nem tinha disposição. Minha saúde esta 100%, sem tosse, sem pigarro, sem mal cheiro, e etc.
    Quando ao comentário do Sr. Luiz Carlos Braga de Camargo, creio que alguém que escreve “aquerdita” e “tadim”, já não merece de imediato o crédito de alguém, quanto mais, imaginar que alguém pode morrer eletrocutado com um cigarro eletrônico. Informe-se, pesquise, leia, antes de tecer seus comentários e influenciar negativamente pessoas que estão em busca de saúde e qualidade de vida. Os comentários dos meu amigos abaixo já dão um ótimo ponto de partida para conhecer melhor do que realmente se trata um E-Cig.

    Obrigado.

  11. Sérgio disse:

    Muito boa a matéria. Enfim a questão é encarada pela imprensa nacional com a seriedade que merece. O cigarro eletrônico está salvando vidas mundo afora. Fumei por mais de 30 anos sem parar um dia sequer. Eram 60 cigarros ao dia quando conheci o vaporizador pessoal (cigarro eletrônico). Não demorou uma semana para que eu largasse a fumaça, substituindo-a por um vapor inodoro e inofensivo ao meio ambiente. Isso já faz seis meses e não sinto a menor vontade de voltar ao alcatrão, monóxido de carbono e as outras tantas substâncias que faziam mal à minha saúde e à dos que me cercavam.

    Não há como ser eletrocutado usando cigarro eletrônico. O amigo do Luiz Carlos Braga de Camargo deve ter vaporizado sentado em uma cadeira elétrica. Alias, fica a sugestão para o Luiz. Senta lá também, cara! Assim, a gente não vai ter que ficar lendo estas piadas sem graça.

    Parabéns pela matéria!

    Sérgio Mascarenhas

  12. Comercio Popular disse:

    Tenho um e-cig usado (1 mes) a venda no sitecomerciopopular com br
    Quem se interessar, é só acessar!!

  13. Armando disse:

    Muito informativa a matéria… pena que ninguém tenha dado uma informação objetiva de como adquirir o cigarro eletrônico.

  14. Sérgio disse:

    Armando, busque por e-cig forumBrasil net, que é um fórum sem fins lucrativos. Sou apenas um usuário lá e, como a maioria, minha única intenção é ajudar quem está querendo trocar fumaça por vapor. Cadastre-se gratuitamente e apresente-se que o pessoal te ajuda a fazer a escolha certa. Existem muitas opções e algumas não muito boas em termos de qualidade e durabilidade. É roubada comprar produto usado ou em site de leilão. Em geral vai pagar caro por produto de qualidade inferior.

  15. Meire disse:

    Sou usuária do e-cig há meses e já consigo perceber a diferença na qualidade de vida. Agora não fico mais esbaforida p/correr atrás dos filhos ou subir escadas, consigo dar conta de trabalhar e cuidar da casa, e mesmo nos dias de mais stress no trabalho tenho usado bem menos cigarros normais e cada vez mais o e-cig.

  16. Shankar disse:

    Pessoal,
    Eu sou usuário do e-cig a um ano e meio assim como minha esposa. Nós dois paramos de fumar ao mesmo tempo no terceiro dia de uso do e-cig, não temos a ilusão de que seja o “milagre” moderno nem a melhor solução mas sem sombra de dúvidas em relação ao cigarro convencionas não existem comparações. Eu e minha esposa juntos fumávamos 4 maços por dia e hoje nossa vida é outra, sem cheiro, muito mais disposição pra TUDO (hehehehe) e por coincidência ontem fiz um exame completo do aparelho respiratório e pasmem……NEM UM sinal negativo relacionado ao e-cig, meu pulmão tem marcas sim mas as deixada pelo cigarro normal.

    Eu gostaria apenas que as matérias que vinculam fossem um pouco mais completas pois alguns comentários feitos não são reais como “vapor d’água” e tals, mas com certeza já um grande começo.

    Forte abraço a todos e podem acreditar….funciona muito!!

  17. cigarro disse:

    Galera quem se interessar em cigarro eletronico entre em: http://www.cigarroeletronicoonline.com.br

  18. etevaldo g. gonçalves disse:

    URGENTE!!
    bem….pelo que tenho visto de argumentos contrários, não se aplicam a fumantes, mas sim …….a possíveis fumantes.
    se o cigarro eletrônico pode induzir pessoas a fumar ou mesmo crianças……..o cigarro que fumo, não leva o mesmo perigo e com muito mais malefícios? ainda não vi nem um comentário, sobre os malefícios que o cigarro eletrônico, possa trazer a fumantes. portanto, como fumo em demasia e tenho problemas cardíacos, além de não ter uma determinação suficiente, para largar este maldito hábito, por vontade própria….estou determinado a tentar.
    se alguém tiver, algo de concreto que ele possa fazer mal a fumantes, por favor me envie logo, pois em menos de uma semana, estou determinado a começar o uso.
    Curitiba 27/04/2013 23:03 hs

    Etevaldo Germano Gonçalves

  19. wander disse:

    eu estou usando. moro no morro tenho que subir um morro muito íngreme para chegar em casa , como fumava o cigarro convencional, me sentia mal, dores de cabeça , tontura ao subir , meu coração batia mais forte e minha respiração ficava mais ofegante . passei a andar de ônibus . e cada vez soltava mais próximo de casa . apenas descia aquele morro. subia de moto-taxi, ônibus , estava virando um sedentário. a uma semana passei a usar o cigarro eletrônico , subo esse morro correndo, desço, e todo dia venho subindo ele a pé, só chego cansado obvio e suado . estou perdendo quilos e pensando em entra na academia . e quase não lembro mais de cigarro , comprei dois modelos estou gostando muito , não sinto falta dos normais (analógicos).
    se servir de incentivo . vale a pena o gasto que tive de quase 160 reais. (cigarros mais refis).
    pessoal so não comprem de menta e muito enjoativo . eu não vejo a hora de comprar um sabor chocolate rsrs

  20. Clécio disse:

    Sou fumante à 17 anos, um dos meus maiores desejos é parar com o cigarro, tanto é que perdi a conta de quantas vezes disse “Pronto, parei de fumar, dessa vez vai”, na primeira dor de cabeça, já vou correndo comprar um maço, bom, isso até conhecer o cigarro eletrônico, comprei uma vez aquele que tem o aspecto de um cigarro, que vc troca apenas a parte que parece uma bituca, nas primeiras tragadas já joguei o maço fora e fiquei só com o eletrônico, saciava totalmente minha vontade de fumar, até que dois dias depois, os dois cigarros não funcionavam mais, entrei numa raiva laskada, mas tentei continuar, dois dias depois não teve jeito, comprei o mardito maço, isso já deve fazer 1 ano, agora comprei o Ego, que parece uma caneta gigante, estou com ele a quase uma semana, já passei nervoso e em nenhum momento tive aquela vontade de fumar um cigarro convencional, então creio que realmente tenha dado efeito, pois sem ele já teria voltado… Bom, pelo que tenho percebido, para quem fuma um cigarro fraco, sacia tranquilamente, mas não creio que para quem fuma um cigarro forte seja tão fácil, pois o eletrônico tem uma sensação de estar fumando um Marlboro Ligth… Esse que comprei paguei 200 reais, só que está valendo cada centavo, pois já sinto diferença para dormir, sinto gosto da comida, não fico com cheiro, chego em casa sem estar derramando de suor, entre outras vantagens, então eu recomendo… Mas é claro que perante a mídia, o cigarro eletrônico jamais será aprovado/recomendado, pois por trás, existem as grandes empresas fabricantes de cigarro que irão pagar para que essa iniciativa não seja levada em consideração, pois o dinheiro fala mais alto… é isso ai… comprem, pois vale a pena !!!

  21. Maurício Fernandes disse:

    Faz muito tempo que ouvi falar deste produto e já na época registrava-se um abandono do vício convencional. Pessoas estavam trazendo dos Estados Unidos e pareciam que estavam satisfeitas com o resultado. Recentemente um cliente estava portando este cigarro e disse que diminuiu sensívelmente a vontade de fumar o cigarro convencional. Agora, se dá resultados mesmo, só experimentando ( para fumantes, claro ); o problema agora não vai ser os “lobistas” da saúde e sim os lobistas das indústrias de cigarros verdadeiros, ou, elas vão investir neste mercado como fizeram há alguns anos atrás partindo para associações com indústrias alimentícias como fez a PHILIP MORRIS que ficou detentora de boa parte das ações da LACTA ou vão inovar lançando cigarros “virtuais” via facebook por exemplo ….

  22. Elaine disse:

    Quase 30 anos fumando, nunca consegui parar, ontem chegou o meu e-cig e estou mais de 24 horas sem fumar o cigarro convencional. É idêntico ao cigarro, a fumaça também, até o aroma é parecido. Dá para trocar o cigarro pelo e-cig tranquilamente. Para quem quer realmente largar este vício maldito, eu recomendo o uso.

  23. Amanda disse:

    Olá .. queria partilhar minha experiência. Há pouco mais de 5 anos venho tendo muito dificuldade para largar o vício do cigarro. E isso ocasionou em diversos problemas de saúde em mim, principalmente respiratório. Tava com bastante dificuldade em fazer exercícios físicos. Há 3 meses substituí o cigarro normal pelo cigarro eletrônico o kit ego. Encontrei uma loja no Brasil que fornece e atende super bem estou adorando o resultado.. e o melhor é que também tem vários líquidos diferentes.. Para quem tenta parar sabe como é difícil.. Quem quiser pode ver no site deles tudo que tem.. to amando mesmo .. http://www.ismoke.com.br.
    E acho que dessa vez vou conseguir!

  24. Marco Antonio Borges disse:

    São cerca de 24 milhões de Brasileiros que fumam, mais de 20 Bilhões de Impostos ao ano, Uma Industria do TABACO que controla a Anvisa, você acha que o Governo está preocupado com quem fuma???? O Nicorette (Goma de Mascar) que ajudaria o fumante a parar de Fumar, e deveria ser “Dado” de graça a quem quisesse largar o vicio, é TAXADA pelo governo como SUPÉRFUO , longe do alcance de quem tem o vicio e quer parar.

    O BRASIL é UM PAIS DE HIPÓCRITAS – eu fumava 2 maços de cigarros por dia, consegui parar com os “Analógicos” com ajuda do eletrônico, que utilizo agora sem nicotina a mais de 6 meses, meu médico (ONCOLOGISTA) aprovou totalmente a minha atitude.
    Só lamento não ter conhecido o eletrônico a mais tempo, e de viver num País que mais prejudica o cidadão, que ajuda…

    O GOVERNO BRASILEIRO E A ANVISA QUER MAIS QUE O BRASILEIRO FUMANTE SE MATE FUMANDO E ARRECADANDO SEUS IMPOSTOS.

    Só para Salientar: proibir que o cidadão que é fumante de uma alternativa menos prejudicial, não é PREVENÇÃO – ISSO É CRIME!

    Proibir o cidadão de uma alternativa menos prejudicial a saúde, de um produto considerado (COMO VERDADEIRO VENENO) onde“ele” (governo) arrecada bilhões de reais com impostos, torna o GOVERNO BRASILEIRO a proibir algo alternativo como (CO- AUTOR de UM CRIME),
    A ANVISA É CRIMINOSA E DEVERIA SER PROCESSADA POR GENOCÍDIO.
    É uma pena que no Nosso Congresso e no (JUDICIÁRIO – Derrubando – a portaria da ANVISA) não tenha ninguém que se preste a fazer um bem pelo povo.

  25. luc disse:

    Amigos, tenho hoje 57 anos, fumei 35 anos, atualmente fumava 03 maços de Free/dia e jamais imaginava parar de fumar pq o vicio sempre foi forte em minha vida. Conhecí o cigarro eletronico e à 05 meses abandonei o cigarro convencional e vcs podem não acreditar, mas nem me lembro que fui usuário dessa porcaria.
    Recomendo mesmo o cigarro eletronico a quem deseja essa mudança e digo, funciona verdadeiramente.
    Hoje sou outra pessoa …..

    Obs: tenho varios comprados aqui e no exterior e o melhor é da marca EGO.

  26. carla paulino disse:

    Eu uso e recomendo!

  27. Julio Cesar Ríco disse:

    Oi pessoal, entrei hoje nesta manifestação, um pouco atrasado, mas espero poder ajudar à muitas pessoas que ainda tem dúvidas sobre o cigarro eletrônico, e também tirar várias dúvidas que ainda tenho. Bem, contribuindo com minha experiência pessoal com o e-cig, hoje está fazendo três dias que deixei de fumar cigarros convencionais, comprei um kit ego, e podem acreditar, não senti mais vontade de comrpar cigarros convencionais, quando a necessidade de fumar vem, eu dou umas vaporizadas em meu e-cig e pronto, estou satisfeito. É maravilhoso, e somente em três dias já sinto a enorme diferença em minha respiração, os odores de meu hálito, de meu corpo, já sou outra pessoa, e tenho absoluta certeza que não voltarei mais à fumar os antigos cigarros. Gostaria de saber de alguém que conheça e possa me informa melhor. Ainda tenho um pé atráz com o e-cig en razão dos componentes químicos contidos nele, não seriam também prejudiciais à saúde? Apesar de estar gostando muito do e-cig, e sentir uma melhora em meu corpo, ainda tenho um pouco de medo por não conhecer direito os efeitos do e-cig à longo prazo.

  28. JOSE disse:

    Na Resolução de proibição da ANVISA consta:
    …considerando a inexistência de dados científicos que comprovem a eficiência, a eficácia e a segurança no uso e manuseio de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como cigarro eletrônico, em face da incidência do Princípio da Precaução………
    Interessante, mas considerando a existência de dados científicos que comprovam os malefícios dos cigarros convencionais por inúmeros órgãos de entidades civis, governamentais da área de saúde, bem como sua eficiência e eficácia na saúde da população…qual a razão da ANVISA não proibi-los ?
    Mais interessante é que em toda Europa, que tem órgãos de vigilância sanitária similar a ANVISA os liberou, inclusive nos Estados Unidos não há mais qualquer impedimento na esfera Federal …. mas claro , alguns estados os proíbem com base em legislações estaduais (estranhamente estes estados estão entre os que mais produzem o tabaco).
    O Brasil parece se juntar a Turquia, que também proíbe o cigarro eletrônico, onde a produção de tabaco é grande.
    Então fica a grande pergunta, será que isto nada tem a ver com o lobby das indústria tabagista (ingênuo) aliado a grande carga tributária de impostos que a União arrecada em cima dos mesmos?
    Bem, se tiver correlação, cabe destacar que o lobby tabagista está agindo de maneira burra (não consigo encontrar outra palavra mais suave), pois poderia entrar neste mercado oferecendo produtos com qualidade e provavelmente se livrando de inúmeros processos no futuro, decorrentes da alta toxicidade dos convencionais,
    No segundo caso, a assertiva do destaque no parágrafo acima se mantém, não seria interessante para o governo normatizar este segmento, mantendo as mesmas taxas de impostos, inclusive com proibições de venda a menores e proibições de uso, onde os cigarros convencionais já o estão.
    Observe-se que o escrito aqui não faz apologia ao uso ou estímulo de uso a qualquer droga, mas simplesmente um desabafo de um fumante (há mais de 37 anos) que tentou se livrar inúmeras vezes deste vício e não conseguiu, e quando aparece uma possibilidade de trocar as 4700 substâncias tóxicas do cigarro, por 5 substâncias (glicerina vegetal e/ou propileno glicol, água destilada, essência e nicotina), das quais somente a nicotina pode ser considerada tóxica, mas não cancerígena …..simplesmente não pode.
    Poderia citar inúmeros trabalhos científicos a favor do uso do cigarro eletrônico, inclusive para parar o vícios, bem como alguns poucos que são contra, para a leitura …. mas a internet está aí … basta dar uma pesquisada.

  29. Roberto disse:

    Eu fumei durante 30 anos, não conseguia respirar direito e não tinha folego para nada, a dois anos fumo o cigarro eletrônico, recuperei grande parte do meu folego, não tenho pigarro e nem mau hálito, meus dentes estão limpos e não dá dor de cabeça.
    Recomendo até agora nada de mau me fez.

  30. Sílvia Rezende disse:

    A anos tento parar, em vão.
    E se não e prejudicial, por que ainda não eh divulgado?
    E como consigo a minha?
    Obrigado por me explicar.

  31. cleo disse:

    É lógico, os fabricantes do cigarro convencional quebrariam e, consequentemente, milhares ou dezenas de milhares de pessoas envolvidas no processo pelo mundo a fora ficariam desempregadas, os laboratórios teriam queda no faturamento por conta de haver muito menos pessoas com problemas respiratórios e câncer. A indústria que fabrica as embalagem e seus funcionários ficaria na Rua da amargura. A população mundial cresceria em ritmo mais acelerado em virtude da maior longevidade das pessoas, o governo pagaria maior número de aposentadorias e por mais tempo, não receberia os milhões em impostos que as fabricantes de cigarro pagam, os dentistas ganhariam menos porque fariam menos tratamento para clarear os dentes…
    Há muitos motivos safados além desses.

  32. Marcelo disse:

    Concordo plenamente.
    Mundo imbecil.
    Na verdade rola hum, não bebo então ninguém deve beber, n sou feliz e ninguém deve ser, n fumo e n gosto de quem fuma, ninguém deve fumar.
    Bando de hipócritas.
    att

  33. zenir rodrigues disse:

    __EU GOSTARIA DE INFORMAR ,E PODE ACRESCENTAR QUE EU PERDI O PULMÃO DIREITO COM CÂNCER . E JÁ FAÇO TERAPIA ,USEI CHAMPIX 3 MESES E NADA , E AO COMPRAR O CIGARRO ELETRÔNICO ,CONSEGUI FICAR LIMPA POR 2 MESES . AGORA ESTOU COM UM PROBLEMA ,PELA IGNORÂNCIA ,A INDÚSTRIA DO CIGARRO ,JUNTOU-SE A ALGUNS MÉDICOS NÃO ÉTICOS ,QUE SE DIVERTEM APENAS PENSANDO NO MALDITO LUCRO DAS CONSULTAS E A INDÚSTRIA FARMACEUTICA ,EXIGEM A PROIBIÇÃO DO LIVRE COMÉRCIO . EM MINHA CIDADE E CIRCUNVINHANÇAS ,NÃO ENCONTRO MAIS PRA COMPRAR . POR ISSO LANCEI UM PEDIDO PELO FACEBOOK ,PARA AMIGOS ACHAREM PRA MIM. COMO NÃO ENCONTREI ESTOU BRIGANDO COMIGO E AS VEZES ATÉ ME BATO PORQUE AO ESTRAGAR O CIGARRO ELETRÔNICO ,NÃO CONSEGUI MAIS PARA COMPRAR E ACABEI DESMORONANDO E RECAINDO NO MALDITO VICIO DO CIGARRO COMUM . E AI LEIO UMA ENTREVISTA DO MALDITO BURGUES DONO DA SOUZA CRUZ DIZER QUE ELE JÁ FUMOU E SIMPLESMENTE PAROU SEM NENHUM SOFRIMENTO E QUE A FILHA DELE FUMA E QUE SE FOSSE PRA ELE CORRIGIR A FILHA NUNCA COMEÇARIA PELO CIGARRO . ESSA ENTERVISTA ENTRE ELE E UM REPORTER É BEM INTERESSANTE DE VER NA WEB. ENCONTRADA NUM SITE SOBRE COMO FUNCIONA A SOUZA CRUZ.PODERIA SUGERIR QUE TODOS PUDESSEM SE LEVANTAR E LUTAR PELA LIBERAÇÃO DO CIGARRO ELETRÔNICO. UM ABRAÇO ADOREI A MATÉRIA. ZZ

  34. Fabiana disse:

    Galera comprei o meu ego-ce5 e chegou hj, estou amando, e acho q agora consigo largar o maldito cigarro convencional. Segue abaixo o link de onde comprei, vendedor muito atencioso. É meio carinho, mas vale a pena.

  35. Alfredo Massaranduba disse:

    O cúmulo da hipocrisia e sem-vergonhice: a Anvisa proibe a venda do cigarro eletrônico pelo simples fato de que ele PODE ser prejudicial à saude, mas permite a venda do cigarro comum que comprovadamente é prejudicial à saude.

  36. ALEXANDROMILLAN disse:

    eu consegui parar de fumar com ajuda do cigarro eletronico, e sem sofrer.

  37. bruno disse:

    eles querem proibir o cigarro eletronico para poderem continuar a vender essas mediccinas que nao nos curam apenas aliviam por algum tempo eu comecei a fumar e-cig e digo muito melhor nao tem cheiro e muito melhor para a saude de quem tem o vicio da nicotina

  38. Silvio Rebelles disse:

    Boa tarde,
    Na verdade, a médio prazo, a glicerina se torna um problema para o sistema respiratório, trazendo irritações e até mesmo inflamações da faringe, laringe, pulmões,…Não existiria outra substância segura para a produção do vapor em substituição à glicerina?

  39. marcos antonio silva disse:

    tenho 42 anos e sou fumante a 23. Ja tentei parar utilizando vários métodos ( até perdi a conta ). Na penúltima, utilizei adesivos de nicotina, e realmente me ajudaram nos primeiros dias, porém muito caros e não se encontra em qualquer farmácia onde moro, então tive uma recaída depois de quase dois meses. Resolvi pesquisar sobre e-cigs na internet e fiquei impressionado com o número de usuários no Brasil, apesar de proibido a comercialização, e fiz o pedido de um kit ego ce5, que não vou divulgar o site para não prejudica-los, mas são inúmeros na rede. É impressionante a diferença que isso fez na minha saúde ! Nunca mais tive as crises de tosse que tinha pela manhã, ou qualquer outro tipo de problema relacionado ao cigarro comum. Faço caminhadas todos os dias e estou me sentindo como um ex -fumante! Realmente não dá para entender a ANVISA.

  40. fernando jose silveira filho disse:

    Boa noite,

    Aonde eu posso adquirir , ou comprar este cigarro eletronico?

    Agradeço e aguardo

  41. Viviane disse:

    Olá comecei a usar meu cigarro eletrônico dia 01/09/2014 e estou sem fumar até hj, comprei EGO CE5, muito bom, e o único porém pe que senti tonturas ontem a noite, dia 02, mas acho que é porque a nicotina que contém é baixa e meu cérebro não está acostumado com baixa nicotina. Gente caiam na real, o governo não quer legalizar ou dizer que é bom, pois LUCRA BILHÕES COM o cigarro!
    O cigarro eletrônico está me ajudando e muito, não tem cheiro e estou feliz por ter parado com o outro que fedia horrores!

    Abraço e espero ter ajudado na decisão de parar com o fumo!

  42. adriana disse:

    gostaria muito de parar de fumar mais parece uma praga não consigo uso 2 maços por dia ,sera q este cigarro vai passar a vontade de fumar por favor peço resposta obrigada

  43. patricia pereira disse:

    URGENTE!!!
    fumo há 20 anos. gostava de deixar de fumar, quem me pode ajudar a falar sobre a caneta eletrónica???
    aguardo a vossa resposta

  44. Claudia Cruz disse:

    Recebi meus cigarros ontem e estou muito feliz. Comprei para todos os fumantes de casa e todos os cigarros estão funcionando muito bem. Comprei o modelo eGo Ce5, e os líquidos de cereja e menta. O sabor é uma delícia e não estamos com nenhuma vontade de fumar o cigarro comum. Estamos livres da porcaria que nos escravisava. Comprem sem medo e sejam felizes.
    Abraço.

  45. Claudia Cruz disse:

    adriana. a vontade vai passar sim. Pode comprar. Eu passei pelo mesmo que você está passando.

  46. cris disse:

    Quero compartilhar minha experiencia
    Após comprar porcarias no camelo consegui comprar na china coisa boa com preço ótimo sem ser roubado, quero compartilhar minha experiencia com essa distribuidora que descobri após apanhar muito comprando porcaria pois não tenho dinheiro pra pagar o que pedem aqui no brasil.
    Nas minhas pesquisas no google, acabei caindo nesse site:
    http://ecig.negociol.com/a2534-nova-parceria-para.html
    Achei legal, nunca tinha visto compartilharem assim seus distribuidores, pois aparentemente parece uma loja, como o texto é meio longo, apenas me cadastrei na primeira VIP1, segue link abaixo:
    http://www.shareasale.com/r.cfm?B=437122&U=869084&M=44775&urllink=
    Comprei la uma bateria vamo v5, que chegou em 22 dias, achei muito rapido, nem chegou a R$50 de custo, aqui nao achei por menos de 150, e logo depois um atomizador kayfun que vi no forum falando muito bem, não chegou a R$30, nao achei por menos de 100, e nao tive nenhum problema com alfandega ou imposto, talvez tenha tido sorte, mas segui a dica que eles passaram no texto que é comprar pouca coisa em dias separados, tipo comprei somente a MOD, 2 dias depois ja tinham enviado e comprei o kayfun
    Calculei aqui mesmo que tivesse voltado tudo (o site reembolsa caso aconteça) ou tivesse que pagar imposto seria ainda assim muito vantajoso, pois os produtos custam uns 30% do que cobram aqui no brasil, poderia pedir mais 2 vezes tudo de novo e ainda assim taria empatado.
    Agora que já tenho um kit profissional, comprei mais uma bateria spinner variavel e um mini protank 3 para formar um kit medio, e comprei também kits pequenos que são bem praticos que são a bateria 510-x e o atomizador t4s da kangertech, mesma fabrica do protank, estou no aguardando chegar…
    Resumo: É muito vantajoso comprar direto nas distribuidoras, mesmo sendo taxado ou voltando, é muito lucrativo, por isso está acontecendo essa proliferação de novas lojas de ecig no brasil, espero ter ajudado abração!!!

  47. Isabel Cristina disse:

    Depois de 37 anos fumando hoje eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo, como tentei parar mas não conseguia, a dois meses e 5 dias comecei a usar o cigarro eletrônico e somente ele, pensei que ia morrer fumando, mas hoje tenho outra vida, uma vida saudável, mas você tem que querer, não use o cigarro comum junto, use só o cigarro eletrônico, use os que tem dose baixa de nicotina e vá eliminando a nicotina aos poucos, hoje uso essência sem nicotina, estou compartilhando a minha experiência, e estou muito feliz.

  48. MIRIA disse:

    ESTOU TENTANDO USAR MEU EGO SOLE. MAS EM TRES DIAS DE USO SENTI NO CÉREBRO UM IMENSO DESPRAZER, OU SEJA, FALTA DO CIGARRO ALÉM DE ABRIR UMA FOME DE LEÃO. ESTOU EM DIETA DE EMAGRECIMENTO E NÃO POSSO ME DAR AO LUXO DE SAIR COMENDO. ALGUÉM ESTÁ COM ESTES PROBLEMAS?

  49. MIRIA disse:

    ESTOU TENTANDO USAR MEU EGO. EM UM DIA PERDI A ANSIEDADE QUE REMEDIO NENHUM DEU JEITO. EM 2 DIAS COMECEI A EXPELIR MUCO PRETO PELA MANHÃ. FIQUEI FELIZ. MAS NO FINAL DO TERCEIRO DIA DEU AQUELA IMENSA NECESSIDADE NO CEREBRO DE FUMAR O FEDORENTO E AÍ ABRIU UMA IMENSA FOME. ESTOU DE DIETA, EMAGRECENDO E NÃO POSSO ME DAR AO LUXO DE SAIR COMENDO. ALGUÉM ESTÁ TENDO ESTES PROBLEMAS? HELP !!!

  50. cris disse:

    oi Miria, tenho experiencia de 5anos com ecigs, comecei trazendo de presente pra amigos parentes, ajudei muita, mas muita gente a parar, hoje tenho varios clientes que viraram amigos, tem gente que zerou a nicotina e depois parou aos poucos sem sofrimento nenhum, tem amigo que fumava 3 carteiras por dia a 30 anos, contador, fumou um apartamento nesse periodo e que adora fumar, hoje somente o eletronico com base sem nicotina e sem sabor, ou seja ele é o puro habito, no seu caso provavelmente alem de um habito ou vicio psicologico tem provavelmente um vicio quimico ou dependencia da nicotina, maioria das pessoas tem somente o psicologico, aconselho voce a usar liquidos com nicotinas maiores ate acostumar , lembre-se que nao tem nada a ver com sabor ok, um tabaco forte pode ser 0mg nic, e depois ir baixando aos poucos, outra coisa que da uma diferenca incrivel é qualidade tanto do ecig quanto do liquido, hoje o mercado esta inundado de porcarias da pior qualidade, praticamente tudo é feito na china hoje e tem itens de otima qualidade, mas o preço o pessoal não quer pagar, dai compram ecigs porcaria e liquidos muito ruins, sempre falo tente calcular o que se gasta por mes com o comum, vai ver que da para comprar equipamento bom e original alem de liquidos de qualidade e ainda sobra bastante, invista em voce e sua saude, fico indignado pessoal paga fortunas em comprimidos tarja preta fortissimos, alem de outros como adesivos, mas relutam em comprar um ecig de qualidade, maioria do pessoal que atendo sempre compra uma porcaria de inicio e depois acaba gastando de novo pra comprar algo melhor

  51. Rogerio disse:

    Atitude incoerente da Anvisa,em alegar proibição por desconhecimento do produto,então vamos nos fazer conhecer,o aparelho do cigarro eletrônico é simplesmente um aparelho que produz vapor,funciona como um chuveiro,ou seja o aparelho em si não faz mal algum.
    O que pode acarretar em algum risco é a essência usada,quando se adiciona nicotina,sem nicotina é o mesmo risco de comer um doce,estes são os riscos do cigarro eletrônico,e ele não é para deixar de fumar ,mas fumar com saúde,quem tem o prazer de fumar ,fumando um cigarro eletrônico com essência sem nicotina NÃO corre risco algum a saúde.
    A contra partida a Anvisa permite a venda de cigarros fabricados pelas companhias de cigarros,produtos comprovadamente cancerígenos ,deixa eu entender o cigarro comum que é comprovado o risco ela permite é o cigarro eletrônico que ela alega não saber ela proíbe,isto é um comprometimento com a saúde publica?
    Ela deveria exigir das companhias de cigarros,a fabricar cigarros com fumos naturais e papeis vegetais isto sim

  52. Marlene disse:

    O mercado americo ja ingressou nos cigarros eletronicos Vapes – nao vejo porque o mercado brasileiro nao fazer o mesmo – Eu mesma parei de fumar com a ajuda de uma vape – recomendo a todos.

  53. leonan disse:

    eu queria saber q sem a essencia que coloca no narguile eletronico da fumar e sai a fumaca normal?
    outra pergunta eu queria saber a marca de essencias que nao contem nem nicotina nem alcatrao e nem tabaco nem um pouquinho dessas coisas, e que se faz mal a saude assim mesmo?

  54. meg disse:

    oi Miria, tenho experiencia de 5anos com ecigs, comecei trazendo de presente pra amigos parentes, ajudei muita, mas muita gente a parar, hoje tenho varios clientes que viraram amigos, tem gente que zerou a nicotina e depois parou aos poucos sem sofrimento nenhum, tem amigo que fumava 3 carteiras por dia a 30 anos, contador, fumou um apartamento nesse periodo e que adora fumar, hoje somente o eletronico com base sem nicotina e sem sabor, ou seja ele é o puro habito, no seu caso provavelmente alem de um habito ou vicio psicologico tem provavelmente um vicio quimico ou dependencia da nicotina, maioria das pessoas tem somente o psicologico, aconselho voce a usar liquidos com nicotinas maiores ate acostumar , lembre-se que nao tem nada a ver com sabor ok, um tabaco forte pode ser 0mg nic, e depois ir baixando aos poucos, outra coisa que da uma diferenca incrivel é qualidade tanto do ecig quanto do liquido, hoje o mercado esta inundado de porcarias da pior qualidade, praticamente tudo é feito na china hoje e tem itens de otima qualidade, mas o preço o pessoal não quer pagar, dai compram ecigs porcaria e liquidos muito ruins, sempre falo tente calcular o que se gasta por mes com o comum, vai ver que da para comprar equipamento bom e original alem de liquidos de qualidade e ainda sobra bastante, invista em voce e sua saude, fico indignado pessoal paga fortunas em comprimidos tarja preta fortissimos, alem de outros como adesivos, mas relutam em comprar um ecig de qualidade, maioria do pessoal que atendo sempre compra uma porcaria de inicio e depois acaba gastando de novo pra comprar algo melhor

  55. Alexsander disse:

    Prezados, Bom dia.

    É um imenso prazer poder contribuir com a coluna.

    Minha duvida se passa na seguinte questão, já usei narguilés tradicionais e fui recomendado a parar pois usava só por diversão com os amigos e muitos médicos alegaram que faz mau, resolvi procurar alguns narguilés eletrônicos, até que encontrei um que se assemelha mais a um cigarro que à um narguilé, minha duvida é, é possível consumir estes produtos sem dano aos pulmões? Sem dano a saúde, sejamos sinceros por favor, sem capitalismo exacerbado.

    Não sou usuário de cigarro, drogas entre outros, e parei com o narguilé justamente por causa do medo de atingir a saúde.

    Aguardo retorno,

    Desde já obrigado.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *