Início » Notícia » O que nos faz ter pesadelos à noite?
Qualidade do sono

O que nos faz ter pesadelos à noite?

Especialistas em distúrbio do sono explicam os motivos que levam as pessoas a ter pesadelos

O que nos faz ter pesadelos à noite?
Sonhos e pesadelos ocorrem durante uma fase do sono chamada REM (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Todos já passaram por uma situação parecida. Você acorda assustado, após ter um pesadelo onde uma rosquinha te perseguia pela casa com um martelo. Após se recuperar do susto, você pensa “Por que eu sonhei com uma rosquinha assassina?”.

Sonhos e pesadelos não costumam fazer sentido. Eles ocorrem durante uma fase do sono chamada REM (movimento rápido dos olhos, em tradução livre). Dependendo do tempo de sono, essa fase pode ter de quatro a oito ciclos por noite. Os sonhos costumam ocorrer no terceiro ciclo do REM.

Os pesadelos não costumam incomodar tanto. Apenas 5% dos adultos tem diagnóstico clínico de pesadelos frequentes. A maioria das pessoas tem pesadelos esporadicamente.

Especialistas afirmam que os pesadelos podem ter várias origens, como o estresse do dia a dia, trauma e filmes de terror. Mas, se você quiser se prevenir desse mal, é bom evitar comer minutos antes de dormir.

De acordo a Cleveland Clinic’s Sleep Disorder Center, comer acelera o metabolismo e eleva a temperatura corporal, o que aumenta a atividade cerebral durante o REM. Um estudo feito pela University of Tasmania, Austrália, concluiu que, por elevar a temperatura corporal, os alimentos, principalmente os apimentados,  aumentam as chances de pesadelos.

Além dos apimentados, guloseimas como sorvetes e chocolates também aceleram o metabolismo, causando pesadelos. A posição em que a pessoa dorme também influi. Um estudo feito em 2004 mostrou que as pessoas que dormem de bruços ou viradas para o lado esquerdo têm mais pesadelos do que aquelas que dormem viradas para o lado direito.

Fontes:
Mental Floss-What Causes Nightmares?

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *