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O que torna o refrigerante tão viciante?

Sua marca favorita de refrigerante é projetada com a quantidade certa de adoçante, cafeína e carbonatação para fazer você querer beber continuamente

O que torna o refrigerante tão viciante?
Diferentes fatores estão ligados ao fato da bebida ser tão viciante (Foto: Pixabay)

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Reduzir o consumo de refrigerantes de sua dieta é uma maneira rápida de melhorar sua saúde e perder peso – o que você provavelmente já sabe. Mas desistir desse hábito nem sempre é uma tarefa fácil.

Enquanto algumas pessoas podem funcionar muito bem sem refrigerantes, outras acham que precisam da bebida até mesmo de manhã. E não estamos falando apenas do tipo açucarado. Para alguns, um ritual diário de refrigerante inclui beber várias latas de bebidas adoçadas artificialmente, que não são muito melhores. Então, o que há no refrigerante – regular e no diet – que o torna tão viciante?

De acordo com Gary Wenk, diretor de programas de graduação em neurociência da Ohio State University e autor de “Your Brain on Food”, está tudo no design da bebida. Sua marca favorita de refrigerante é projetada com a quantidade certa de adoçante, cafeína e carbonatação para fazer você querer beber continuamente.

O fator açúcar

Considere o fato de que uma lata de 300ml de Coca-Cola tem 39 gramas de açúcar – o equivalente a cerca de 10 colheres de chá a mais do que deveríamos consumir em um dia inteiro. Mas essa onda de doçura também ativa os mesmos centros de recompensa no cérebro que as drogas, explica Wenk.

O açúcar desencadeia a liberação da dopamina química do cérebro em uma região conhecida como núcleo accumbens e, como resultado, sentimos euforia.

“O açúcar nas bebidas atravessa o cérebro, você recebe a dopamina em recompensa e, em seguida, o efeito do aumento da dopamina desaparece quase tão rápido quanto chegou, deixando o cérebro querendo mais”, disse Wenk. 

De fato, uma revisão concluiu que o açúcar pode ser ainda mais gratificante e atraente que a cocaína. Mas satisfazer esse desejo por mais açúcar pode levar a desejos maiores. “Quanto mais refrigerante você bebe, maior a ‘recompensa’ e, como aconteceria com as coisas mais prazerosas, desenvolvemos uma afinidade e queremos ainda mais”, disse Cordialis Msora-Kasago, nutricionista e porta-voz da Academia. de Nutrição e Dietética.

Um ápice de cafeína

O açúcar não é o único ingrediente culpado quando se trata das qualidades viciantes do refrigerante. Também há cafeína, que é um estimulante – “e nosso cérebro anseia por coisas que o estimulam”, continuou ele. 

A cafeína não apenas acelera nosso pensamento, mas também possui sua própria capacidade única de ativar caminhos de recompensa que envolvem dopamina, de acordo com Wenk. “A cafeína é um dos psicoestimulantes mais amplamente consumidos no mundo e tem uma propriedade viciante”, disse Marilyn Cornelis, professora assistente de medicina preventiva da Northwestern University. 

“[Com refrigerante], estamos aumentando o açúcar combinado com a cafeína, e é uma sensação muito boa que pode fazer com que você consuma mais no dia seguinte ou em outra hora”.

Quando consumidas regularmente, as pessoas geralmente começam a depender da cafeína para aumentar a atenção e energia, de acordo com Msora-Kasago. “Eles podem se sentir dependentes e até apresentar sinais de abstinência, como dores de cabeça e baixa concentração, quando não a têm”, disse ela.

O fator gás

Há ainda outro elemento que desempenha um papel muito importante na atração do refrigerante: o gás. De fato, a carbonatação torna qualquer bebida muito mais viciante, de acordo com Wenk.

Essas bolhas adicionam uma pequena quantidade de acidez, que quando combinada com açúcar intensifica a sensação eufórica de “recompensa”, explicou Wenk. A carbonatação também tem a capacidade de fazer com que o açúcar fique um pouco atrás – o que não significa que o açúcar ainda não exerça efeitos agradáveis, mas que as bolhas atenuam o sabor doce apenas o suficiente para fazer você desejar ainda mais.

Sem açúcar, mesmos problemas

Embora os refrigerantes diet substituam o açúcar real por adoçantes artificiais, eles podem ter suas próprias características viciantes. Segundo Msora-Kasago, eles acionam receptores gustativos que registram a doçura e esperam açúcar, preparando essencialmente o cérebro para uma recompensa que nunca chega. 

E quando “o cérebro não recebe a recompensa que deseja de sua bebida – o açúcar de verdade – diz: ‘saia e me traga um pouco mais'”, disse Wenk. E, como acontece com o refrigerante comum, a carbonatação agrava o efeito de adoçantes artificiais – diminuindo o sabor apenas o suficiente para intensificar nossos desejos e nos fazer abrir outra lata.

Rituais e genes

Mas por que algumas pessoas parecem desejar beber refrigerante atrás de refrigerante, enquanto outras podem beber apenas um e ficar satisfeitas? Pode ter a ver com alguns dos aspectos rituais do consumo de refrigerante, que também desempenham um papel na química do nosso cérebro.

Tudo, desde ouvir o “pop” do abrir da lata e o efervescimento da carbonatação, até ver as palavras “diet” escritas na lata – um aspecto de recompensa por se envolver no que talvez seja considerado um comportamento “virtuoso” – pode aumentar a atividade da dopamina.

“Mesmo antes de você receber a primeira dose de cafeína no seu cérebro, você já está sentindo a recompensa”, disse Wenk. E essa expectativa ajuda a estabelecer um hábito. “As pessoas estão estudando tarde da noite, dirigindo para casa ou indo para uma reunião, e essa lata de refrigerante é a única coisa que as mantêm alertas e ligadas”, disse Msora-Kasago.

O refrigerante diet, em particular, pode se tornar um hábito quando é visto como a opção “mais saudável”. Por exemplo, é comum substituir um hábito regular de refrigerante por refrigerante diet, o que reduz a ingestão de calorias, sem abrir mão do hábito real de refrigerante, explicou Msora-Kasago.

E pelo menos um estudo sugere que pode haver fundamentos genéticos relacionados ao nosso desejo de consumir bebidas doces. No estudo, as pessoas que tinham uma variante de um gene conhecido como FTO – que já havia sido associado a um menor risco de obesidade – surpreendentemente tinham uma afinidade por bebidas açucaradas.

“As pessoas com essa variante da FTO têm maior probabilidade de beber mais refrigerante”, explicou Cornelis, co-autor do estudo. Embora o vínculo com o menor risco de obesidade seja contra-intuitivo, é “uma tendência semelhante observada por outros cientistas” e algo que os pesquisadores ainda estão tentando entender, de acordo com Cornelis. Cerca de 20% a 30% da população tem a variante genética.

Chutando a lata

Se você toma um refrigerante de vez em quando – digamos, algumas vezes por mês – não há necessidade de se preocupar. Mas se você está tomando mais de um refrigerante por dia, pode estar se arriscando a ter problemas de saúde que incluem obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2, de acordo com Msora-Kasago.

Beber refrigerante diet também traz riscos: consumir apenas uma lata por dia está associado ao aumento do risco de derrame e demência. “A chave é encontrar [outra] bebida que você goste”, disse Msora-Kasago. “O leite sem açúcar é sempre uma ótima opção para começar, porque, além de saciar a sede, o leite fornece muitos nutrientes importantes, como proteínas e cálcio”.

Para uma opção com menos calorias, você pode desfrutar de uma xícara de chá sem açúcar, que agrega sabor e aumenta os antioxidantes que combatem doenças.

E a água continua sendo a verdadeira bebida para uma saúde melhor. Se você não gosta de água sem gás, Msora-Kasago recomenda encontrar uma água com gás, sem açúcar, que você goste ou fazer seu próprio spritzer misturando três partes de água com gás com uma parte de suco de frutas ou vegetais.

Se você estiver bebendo refrigerante para obter um aumento de energia durante o dia, verifique o sono. Pesquisas sugerem que pode haver uma ligação entre dormir menos de 5 horas por dia e beber mais refrigerantes açucarados e com cafeína, explicou Msora-Kasago.

Fontes:
CNN-What makes soda so addictive?

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