Início » Vida » Ciência » OMS convoca reunião de emergência sobre Mers
Saúde

OMS convoca reunião de emergência sobre Mers

Desde 20 de maio, 126 pessoas já foram infectadas na Coreia do Sul

OMS convoca reunião de emergência sobre Mers
Nesta sexta-feira, 12, a Coreia do Sul anunciou que o número de mortes causadas pelo coronavírus Mers aumentou para 11 (Foto: Wikimedia)

Na próxima semana, uma comissão de emergência para discutir a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) vai ser convocada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já que o número de mortes na Coreia do Sul vem subindo de maneira alarmante.

Desde 20 de maio, quando ocorreu o primeiro diagnóstico de um homem que tinha estado na Arábia Saudita e em outros países do Golfo Pérsico, 126 foram infectadas pelo coronavírus Mers na Coreia do Sul.

“O número de novos casos diminuiu, mas devemos vigiar a situação”, disse Tarik Jasarevic, um porta-voz da OMS. “A comissão de emergência vai se reunir na próxima semana, mas a data ainda não foi marcada, disse. “Trata-se de uma conferência para analisar a situação” e determinar se a doença “constitui uma emergência de saúde pública de alcance internacional”, acrescentou Jasarevic.

Nesta sexta-feira, 12, a Coreia do Sul anunciou que o número de mortes causado pelo coronavírus Mers aumentou para 11. No entanto, as autoridades pediram calma à população, destacando a diminuição do número de novos contágios.

O Mers é um vírus mais mortal, mas menos contagiosodo que o responsável pela Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) que, em 2008, matou cerca de 800 pessoas em todo o mundo. O vírus da Mers provoca infecção pulmonar, febre, tosse e dificuldades respiratórias, não havendo, por enquanto, vacina ou tratamento para o vírus. A doença registra taxa de mortalidade de cerca de 35%, de acordo com a OMS. Na Arábia Saudita, mais de 950 pessoas foram contaminadas desde 2012 e 412 morreram.

 

Fontes:
Agência Brasil-OMS convoca reunião de emergência sobre síndrome respiratória

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *