Início » Notícia » Por que as ressacas são piores quando envelhecemos?
CURIOSIDADE

Por que as ressacas são piores quando envelhecemos?

Metabolismo mais lento, aumento de peso e redução no consumo de álcool são alguns fatores

Por que as ressacas são piores quando envelhecemos?
Quanto mais envelhecemos, menos enzimas hepáticas eficientes temos (Foto: Pexels)

Todos sabem que as ressacas ficam piores à medida que as pessoas envelhecem. Enquanto um jovem de 20 anos consegue sair da cama pela manhã após ter ingerido álcool até às quatro horas da madrugada, um homem de 30 anos acorda com dor de cabeça e no estômago após ingerir três taças de vinho e dormir por volta de meia-noite.

Mesmo com vários casos que comprovam que a ressaca piora com a idade, não existem muitas experiências provadas cientificamente para reforçar essa afirmação. Algumas explicações se baseiam no fato de que, quanto mais velhas as pessoas se tornam, menos elas bebem o suficiente para ficar de ressaca. Por isso, quando acaba ingerindo um pouco mais de álcool, a ressaca chega mais forte, pois o corpo não está mais acostumado.

Além disso, a composição corporal também é modificada, fazendo com que o álcool seja mais difícil de ser processado pelo corpo a partir do momento que você tem um percentual de gordura mais elevado. Ademais, quanto mais envelhecemos, menos enzimas hepáticas eficientes nós temos. Essa combinação de fatores pode ser crucial para uma forte ressaca.

Composição corporal

Muitas pessoas engordam e perdem massa muscular quando envelhecem. O tecido muscular é composto de cerca de 75% de água, enquanto a gordura só representa cerca de 10%. O álcool, por sua vez, é absorvido por corpos mais ricos em água. Ou seja, quanto mais gordura, mais tempo o álcool permanece no sistema.

Menos enzimas hepáticas

As enzimas hepáticas são as responsáveis pela metabolização do álcool, além de ajudar a liberá-lo do sistema. No entanto, de acordo com George Koob, diretor do Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo dos Estados Unidos, quando ficamos mais velhos, temos menos enzimas eficientes.

Menor recuperação do corpo

Quanto mais próximo dos 30 anos, mais o corpo humano é obrigado a trabalhar para lidar com doenças, infecções e tensões, que são adquiridas com maior facilidade. Por isso, após uma noite cansativa, o corpo também acaba demorando para se recuperar.

Ressacas são menos frequentes

Os hábitos de consumo de álcool mudam quando envelhecemos – os mais jovens estão mais propensos a noites ocasionais de bebida. Com isso, saindo menos, as pessoas costumam beber em menores quantidades, mesmo que durante toda a semana. Dessa forma, quando há um exagero na ingestão de álcool, o fígado não está mais acostumado, fazendo com que a cura da ressaca se torne mais trabalhosa.

Fontes:
Independent - Why hangovers get worse with age

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Natanael Ferraz disse:

    A única verdade na matéria é que “(…) não existem muitas experiências provadas cientificamente para reforçar essa afirmação”. Estou envelhecendo, bebo a mesma quantidade de sempre e nem sei o que é ressaca. Mas claro, só bebo cachaça de alambique.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *