Início » Notícia » Por que entusiastas da saúde estão bebendo gengibre?
SAÚDE

Por que entusiastas da saúde estão bebendo gengibre?

Pesquisa mostra que o gengibre pode ajudar a acalmar os sintomas de uma dor de estômago, incluindo náuseas e vômitos

Por que entusiastas da saúde estão bebendo gengibre?
Um estudo apontou que o gengibre ajuda a redução da dor em até 25% (Foto: Pixabay)

Um estudo publicado na revista Pain Medicine, revisou sete ensaios clínicos para encontrar evidências sugerindo que consumir gengibre em pó nos primeiros dias de ciclo menstrual pode ajudar a aliviar a dor no período.

Você pode usá-lo para adicionar tempero a uma refeição ou mergulhar em um chá quente, mas os benefícios do gengibre se tornaram uma área de crescente interesse quando se trata de saúde.

“É mais conhecido por ajudar a aliviar problemas digestivos como náusea”, disse Kelly LeVeque, nutricionista de Los Angeles e autora do livro “Body Love”.

No entanto, “há muita pesquisa que aponta para os benefícios para a saúde do gengibre também; estudos mostraram que é um alimento anti-inflamatório e atua como um antioxidante no corpo”, disse ela.

Um pequeno estudo publicado no Journal of Pain em 2010 descobriu que consumir gengibre cru ou aquecido estava associado a uma redução de até 25% na dor após o exercício, em comparação com um placebo.

“Acho o gengibre fascinante. Ajuda a acalmar a garganta. Pode ajudar a diminuir a náusea. Então, se você não estiver se sentindo bem ou tiver diarreia, o gengibre pode realmente ajudar”, disse Eddie Fatakhov, um médico e nutricionista do Centro de Medicina Interna e Integrativa em Alpharetta, na Geórgia.

Ele acrescentou que o gengibre é semelhante ao capsicum – ou pimenta – em termos de como ele pode ajudar a aliviar a dor. Creme de capsaicina, derivado de pimenta, às vezes é usado para dor.

O gengibre também tem sido estudado como um inibidor de apetite, sugerindo que ele poderia desempenhar um papel no controle de peso. Quando se trata da melhor maneira de consumir gengibre, Fatakhov recomenda o fresco.

“O composto de gengibre fresco é chamado gingerol. Esse é o principal ingrediente que gera todas essas poderosas propriedades anti-inflamatórias”, disse Fatakhov.

Para incorporar o gengibre na dieta, Fatakhov recomendou que se experimentasse certa bebida aconchegante. Leite dourado ou haldi doodh – às vezes chamado de chá de cúrcuma ou latte de cúrcuma – foi recentemente chamado de “a bebida quente mais moderna”, mas na verdade existe há séculos. A tradicional bebida indiana tem origem na Ayurveda, uma antiga abordagem da medicina e do bem-estar.

Fatakhov faz sua versão da bebida com leite de linhaça e várias especiarias: açafrão, canela, cardamomo, gengibre e uma pitada de pimenta preta. Adiciona também uma pequena raiz de ashwagandha, baunilha, chocolate amargo derretido picante e uma pitada de sal rosa do Himalaia. Ele cozinha todos os ingredientes em uma panela e cobre por 10 minutos.

Alguns fanáticos por gengibre também podem gostar de beber gengibre fresco fatiado em sua água ou chá. “Você coloca o gengibre em água quente e deixa em infusão, como você faria com um saquinho de chá. Beber gengibre mergulhado em água quente ou fria lhe dará alguns dos mesmos benefícios de saúde de quando adiciona misturado em um smoothie”, disse LeVeque.

“Outra maneira de incorporá-lo em sua dieta é adicionar em sopas. Combina muito bem com uma sopa vegetariana, como sopa de cenoura. Também oferece um bom toque se você adicionar uma fatia da raiz à sua tradicional água quente com limão pela manhã”, disse LeVeque.

Fontes:
CNN-Why some health enthusiasts are drinking ginger

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Magdiel Gomes de Moraes disse:

    Interessante essa receita do Fathakov….

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *