Início » Vida » Saúde » Projeto inovador usa internet para controle de diabetes
Saúde

Projeto inovador usa internet para controle de diabetes

A iniciativa do Iamspe recebe inscrição de voluntários

Projeto inovador usa internet para controle de diabetes
Pacientes farão exames em casa e os resultados chegam aos médicos pela internet

Pacientes diabéticos usuários de insulina poderão ter um melhor controle da doença com a ajuda da internet. A iniciativa é um programa do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) e possibilita um acompanhamento médico à distância.

Para o diretor do Serviço de Endocrinologia do Iamspe, Evandro Portes, a novidade é usar a internet como aliada no controle mais rígido da doença, o que pode servir para trazer melhorias à saúde do paciente.

Ele diz que o método pode resultar em “menos eventos de descompensação e complicações crônicas como infartos, derrames cerebrais, amputações e cegueira.” Com o acompanhamento, o médico poderá antecipar consultas ou mudar o tratamento, de acordo com os exames.

Testes envolverão 800 voluntários

O projeto piloto envolverá 800 pessoas que terão tratamento personalizado, permitindo a maior proximidade entre especialista e paciente. Os médicos receberão via internet resultados de testes de glicemia realizados três vezes ao dia pelos pacientes.

Para realizar os exames em casa, os envolvidos no programa, intitulado Telemedicina para Diabéticos, receberão todo o material necessário, o que inclui insulina, lancetas, fitas e um glicosímetro individual.

O resultado dos mesmos, armazenados no glicosímetro, serão transmitidos com uma frequência variando entre 7 e 15 dias para centrais de dados espalhadas no Hospital do Servidor Público Estadual na capital e em algumas cidades do interior.

As informações chegarão aos médicos via internet. As mesmas também poderão ser acessadas por outros médicos, por meio de uma senha.

Saiba como participar do programa

O Iamspe atende servidores públicos estaduais e seus dependentes, totalizando cerca de 100 mil pessoas diabéticas.

Os critérios para participar do programa são definidos pelo Iamspe. Alguns são: a maior necessidade de um monitoramento para estabilização da doença e a necessidade do paciente já ter sido atendido no instituto e estar recebendo tratamento no Iamspe.

Os interessados em participar do grupo devem se inscrever para avaliação na Central de Atendimento do instituto no telefone (11) 5583-7001, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Leia mais:

Descoberta molécula que causa diabetes em obesos

Fontes:
Folha.com - Diabéticos poderão controlar doença e ter acompanhamento médico a distância

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *