Início » Brasil » Quase 20% das vagas do Mais Médicos estão ociosas
SAÚDE

Quase 20% das vagas do Mais Médicos estão ociosas

De acordo com o Ministério da Saúde, 82% das vagas foram preenchidas após as duas primeiras chamadas. Para a terceira etapa estão disponíveis mais de 1,4 mil vagas

Quase 20% das vagas do Mais Médicos estão ociosas
A próxima chamada do Programa Mais Médicos acontece nos dias 23 e 24 de janeiro (Foto: Karina Zambrana/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Programa Mais Médicos ainda conta com 1.460 vagas em aberto para a terceira chamada do programa, que acontece entre os próximos dias 23 e 24 de janeiro. O balanço foi divulgado na última terça-feira, 15, pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a Pasta, 82% das vagas foram preenchidas após as duas primeiras chamadas. Ao todo, foram disponibilizadas, inicialmente, 8.517, mas apenas 5.968 foram preenchidas na primeira etapa. Na segunda chamada, com 2.549 vagas restantes, apenas 1.089 médicos compareceram e começaram a trabalhar.

Dessa forma, para a próxima etapa, ainda sobraram 1.460 vagas ociosas. O governo federal abriu novas vagas para o Mais Médicos ano passado, após romper o contrato com o governo de Cuba e os médicos cubanos deixarem o programa, e ainda não conseguiu preencher os espaços remanescentes.

A próxima chamada do Programa Mais Médicos acontece nos dias 23 e 24 de janeiro, e terá como foco os médicos brasileiros formados no exterior. No fim do mês, nos dias 30 e 31, os médicos estrangeiros terão a oportunidade de preencher as vagas ainda remanescentes.

Ao todo, desde a abertura das inscrições na primeira etapa, o Ministério da Saúde recebeu 10.205 inscrições de médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior. Parte das inscrições ainda está em análise pela Pasta.

O primeiro edital do Programa Mais Médicos foi publicado no dia 20 de novembro de 2018. Mais tarde, com o objetivo de preencher as vagas remanescentes, foi publicado um novo documento no dia 7 de dezembro de 2018. Por fim, a última atualização do cronograma ocorreu no dia 24 de dezembro do ano passado.

As duas primeiras chamadas do programa focaram em profissionais com registro no Brasil. Agora, a partir da terceira etapa, os brasileiros formados no exterior terão a oportunidade de ocupar as vagas ociosas e, em seguida, será a vez dos profissionais estrangeiros.

 

Leia mais: Inscritos no Mais Médicos não preenchem todas as vagas
Leia também: As propriedades medicinais da goiaba: a saúde no Brasil para além do ‘polêmico’ Mais Médicos
Leia também: Novo edital do Mais Médicos corre risco de ser ‘cobertor curto’

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *