Início » Vida » Saúde » Rede de proteção
Saúde

Rede de proteção

Rede de proteção
Fonte: Getty Images

Quem nunca gostou de comer frutas e verduras e sempre ouviu que não cuida bem da saúde, pode ter bons argumentos a partir de agora. Um estudo feito por pesquisadores norte-americanos mostrou que a relação entre o consumo de verduras e o câncer é muito mais distante do que se pensava.

No passado, relatava-se que o consumo de vegetais reduzia pela metade as chances de se ter câncer. Parece que algumas dessas investigações podem ter sido influenciadas pelo uso de estudos “de controle de caso”. Tais estudos tentam identificar os fatores que contribuem para o câncer, comparando pessoas que têm a doença com aquelas que não têm, mas que são semelhantes de alguma forma. O erro desses estudos é que os resultados são influenciados se não se considerar que os dois grupos pesquisados têm alguma semelhança.

Desta vez, o médico Paolo Boffetta, líder dos novos estudos, executou uma pesquisa diferente. Conhecido como estudo de corte em perspectiva, a análise seguiu um grupo de indivíduos, durante um tempo, e mostrou como fatores diferentes levam a resultados diferentes. A investigação sobre a dieta de 500 mil europeus provou que há uma associação muito fraca entre o alto consumo de frutas e a diminuição do risco de câncer.

Fontes:
Economist - Protection racket

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *