Início » Notícia » Sete dicas para ter uma boa e longa noite de sono
Sono saudável

Sete dicas para ter uma boa e longa noite de sono

Confira sete dicas que podem ajudar ter um sono de qualidade durante toda a noite

Sete dicas para ter uma boa e longa noite de sono
O modelo do travesseiro é muito importante para o sono (Reprodução/Getty)

Para se ter uma boa noite de sono, é importante dar atenção aos pequenos hábitos correiros comuns antes de deitar. Substituir lanches calóricos por alimentos saudáveis, certificar-se de que o ambiente está em completo silêncio e alongar-se por alguns minutos antes de deitar são boas formas de otimizar o sono noturno. Confira abaixo sete dicas para ter uma boa noite de sono.

1) Lanches saudáveis:


Muitas pessoas têm o hábito de “beliscar” algum lanche antes de ir dormir. A melhor opção de lanche noturno é o kiwi. Um estudo feito em 2011, por pesquisadores taiwaneses, revelou que ingerir dois kiwis antes de deitar ajuda adultos a dormir 35% mais rápido e ter um sono 13% mais longo.

Isso acontece porque o kiwi tem uma alta concentração das vitaminas antioxidantes C e E, que ajudam a regular os neurotransmissores do cérebro. Esses, por sua vez, estão ligados a um ciclo de sono saudável e à produção da serotonina, hormônio que traz sensação de satisfação e felicidade.

2) Fuja dos travesseiros de pena:


O travesseiro é muito importante para o sono. Pessoas que dormem mal costumam usar o tipo errado de travesseiro. De acordo com um estudo publicado no periódico canadense PhysioTherapy, o travesseiro de pena é o modelo mais desconfortável. O ideal é optar por modelos de poliéster ou latéx, que, segundo estudo, são os mais confortáveis.

3) Faça alongamentos:


Um estudo publicado em 2012, no periódico Journal of Physiotherapy, revelou que alongar as panturrilhas e as coxas antes de dormir faz bem para os músculos e os tendões, além de reduzir a incidência de câimbras.

Um alongamento recomendado é deitar-se de costas no chão e puxar as pernas flexionadas em direção ao peito.

4) Aspirinas antes de dormir:


Se o médico prescreveu aspirinas para reduzir o risco de ataques cardíacos ou AVC, é melhor deixar para tomá-las antes de dormir, ao invés de tomá-las de manhã.

Um estudo apresentado em 2013, na American Heart Association’s Scientific Sessions, revelou que a maioria dos ataques cardíacos acontecem de manhã, quando a atividade das plaquetas está em alta, o que aumenta a coagulação sanguínea.

Pessoas que tomam aspirinas de noite têm uma menor atividade das plaquetas durante a manhã, o que é bom para o coração.

5) Livre-se dos ruídos:


Torneiras pingando, o tic-tac de relógios e todos os ruídos sutis atrapalham o sono. Em contraponto, alguns ruídos podem ser agradáveis e estimular o sono, como o barulho de chuva, por exemplo.

6) Faça exercícios:


Ao contrário do que muita gente pensa, exercícios feitos de noite não atrapalham o sono. Isso porque qualquer atividade física, não importa o horário em que seja feita, faz bem para o corpo e melhora as funções do organismo, entre elas o sono.

7) Pensamentos otimistas:


Exercite a saúde mental antes de dormir. Pensar nas coisas boas do dia e evitar pensamentos negativos antes de dormir ajudam a ter uma boa noite de sono.

Fontes:
Huffington Post-7 Things Healthy People Do Before Bed

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *