Início » Vida » Ciência » Sete formas de aprimorar a capacidade pulmonar
SAÚDE

Sete formas de aprimorar a capacidade pulmonar

Exercícios físicos, aulas de canto e ingestão de vitamina D são algumas dicas que podem ampliar a capacidade de respiração

Sete formas de aprimorar a capacidade pulmonar
Livre-se de poeira e abra as janelas para que o ar possa sempre ser renovado (Foto: Pixabay)

A respiração está diretamente ligada à qualidade de vida. Pulmões saudáveis geram reflexos positivos em todo o organismo. Confira abaixo sete maneiras de aprimorar a capacidade pulmonar.

1) Pare de fumar

Além de causar dependência, fumar danifica os pulmões e causa diversos problemas de saúde, desde doenças respiratórias até câncer de pulmão, além de afetar diretamente a capacidade pulmonar. De acordo com especialistas, a pessoa que para de fumar pode melhorar em média 10% da capacidade pulmonar, em até nove meses.

2) Faça exercícios respiratórios

Existem diversos tipos de exercícios respiratórios que podem ajudar a manter os pulmões saudáveis. Em um deles, a pessoa precisa ficar de pé, com as costas arqueadas, inspirar e prender a respiração por dez segundos, antes de expirar. Uma dica para realizar facilmente essa respiração, é fazê-la enquanto assiste televisão ou enquanto lê um livro.

3) Consuma vitamina D

Foi descoberto, através de um estudo, que maiores níveis de vitamina D estão associados a uma melhor capacidade pulmonar.  No verão, a maioria das pessoas consegue obter vitamina D o suficiente, através do sol. À medida que os raios solares enfraquecem nas demais estações, vale a pena investir em suplementos. A vitamina D também é encontrada em peixes, gema de ovo e carne vermelha.

4) Encontre seu “músico interior”

Quem gosta de cantar no chuveiro já está com sorte. O canto, aparentemente, pode elevar a capacidade pulmonar. De acordo com a British Lung Foundation, cantar é bastante útil para pacientes com doenças respiratórias. Apesar de ainda ser uma área que está em estudo, pacientes relataram que gerenciar o controle da respiração através do canto, foi uma boa forma de melhorar a respiração.

5) Faça atividades físicas

Exercitar-se diariamente é uma ótima forma de manter os pulmões saudáveis, já que eles trazem todo o oxigênio para o corpo. Quando a pessoa se exercita, a entrada de oxigênio e saída do dióxido de carbono no organismo é mais rapidamente, o que fortalece os pulmões ao longo do tempo.

6) Melhore a postura

Ficar muito tempo sentado diminui a capacidade pulmonar, já que essa posição “aperta” os pulmões, fazendo com que eles fiquem menores momentaneamente. Uma solução rápida é manter a postura ereta, o que também combate as dores nas costas.

7) Melhore a qualidade do seu ar

A poluição na cidade é inevitável, porém, existem ações que podem ser feitas em casa para melhorar a respiração.  Livre-se da poeira, mantenha plantas espalhadas nos cômodos e abra as janelas para que o ar possa sempre ser renovado.

Fontes:
The Guardian-Seven ways to improve your lung capacity

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *