Início » Vida » Ciência » Software detecta mutações responsáveis por tumores
Ciência

Software detecta mutações responsáveis por tumores

A nova tecnologia envolve a análise do genoma completo de um tumor por meio de vários programas de computador

Software detecta mutações responsáveis por tumores
Segundo os criadores do SMUFIN, a nova tecnologia garante uma precisão de 90% na detecção de mutações (Reprodução/internet)

Um novo método computacional – pioneiro em seu campo – desenvolvido por pesquisadores do Barcelona Supercomputing Center (BSC-CNS), em colaboração com outros grupos de pesquisa Europeia, é capaz de identificar, em poucas horas, as mutações genéticas responsáveis ​​pelo aparecimento do câncer. O estudo foi publicado na revista Nature Biotechnology.

Chamador SMUFIN (Somatic Mutações do Finder), o método envolve a análise do genoma completo de um tumor, por meio de vários programas de computador, executados em sequência; cada software está programado para identificar algum tipo de variação genética do tumor.

O SMUFIN compara diretamente o genoma das células saudáveis ​​com o das células de tumorais do paciente, identificando a mínima variação no mesmo. Desse modo, além de acelerar o processo, o novo método permite localizar as alterações genéticas de tumores agressivos, que normalmente não são visualizadas nas análises.

Outra vantagem é o reduzido custo do procedimento. Atualmente, o sequenciamento do genoma pode custar entre 2 a 3 mil euros (cerca de R$ 6 a 9 mil); com o novo sistema, o preço cai para 700 euros (R$ 2.100, aproximadamente).

Segundo os criadores do SMUFIN, a nova tecnologia garante uma precisão de 90% na detecção de praticamente todos os tipos de mutações genéticas. Seu uso proporcionará um diagnóstico mais concreto, barato e fiável aos pacientes – além de um tratamento mais preciso e menos invasivo.

 

 

Fontes:
Muy Interesante-Un nuevo método detecta cambios genéticos responsables del cáncer en pocas horas

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *