Início » Internacional » Surto de vírus Nipah deixa Índia em alerta
ESTADO DE KERALA

Surto de vírus Nipah deixa Índia em alerta

Vírus Nipah pode ser fatal em cerca de 70% dos casos

Surto de vírus Nipah deixa Índia em alerta
Governo criou um centro de crise para enfrentar o problema (Fonte: Reprodução/Reuters)

O sul da Índia está em alerta por causa de um surto do vírus Nipah. Autoridades indianas informaram que pelo menos dez pessoas morreram nos últimos 15 dias e cerca de 100 pessoas estão em quarentena por “precaução”.

Até agora, todos os casos foram registrados no estado de Kerala, o quinto maior do país e que ainda não tinha notificação de casos do vírus, que pode causar encefalite. Não há vacina para evitar o contágio.

Transportado pelo morcego frugívoro, o vírus Nipah, identificado pela primeira vez em 1998 na Malásia, pode ser fatal em cerca de 70% dos casos. Trata-se de um vírus bastante conhecido no sul e no sudeste da Ásia.

A contaminação ocorre por meio do consumo de alimentos infectados pelo morcego, principalmente frutas, ou mesmo pelo contato com outros animais que foram contaminados dessa mesma maneira.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), há registros no passado de transmissão do vírus Nipah entre humanos. Por conta disso, é proibido parentes de tocarem corpos de seus entes que morreram. Os corpos são incinerados o quanto antes.

O governo indiano pediu à população para manter a calma e permanecer vigilante.

Fontes:
Veja - Surto de vírus Nipah deixa dez mortos na Índia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *