Início » Vida » Saúde » Testes genéticos estão se tornando mais populares
Ciência e saúde

Testes genéticos estão se tornando mais populares

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Ainda são poucos os serviços de testes genéticos no Reino Unido. De acordo com estimativas da clínica britânica Genetic Health, entre duas mil e cinco mil pessoas utilizaram o serviço por lá, mas este número deve crescer rapidamente à medida que os preços dos testes diminuírem.

Atualmente, a Genetic Health mapeia 42 genes de uma pessoa por cerca de US$ 1.200. Já a 23andme, uma empresa norte-americana de pesquisa genética, diminuiu o preço dos seus serviços, que hoje custam US$ 399. Durante a Semana da Moda de Nova Iorque, em setembro, a empresa fez uma campanha na qual personalidades, como o empresário Rupert Murdoch, foram convidadas a fornecer uma amostra de saliva para descobrir mais sobre seus genes.

As empresas vêm apostando na idéia de que o conhecimento significa controle sobre a saúde. Um exemplo: ao descobrir que seus genes o tornam propenso à obesidade, você se esforçará para comer melhor e fazer ginástica. Críticos dos testes genéticos, porém, afirmam que esses estudos resultam em uma falsa segurança de que a pessoa não vai desenvolver determinada doença, ao mesmo tempo que podem preocupá-la desnecessariamente sobre outros problemas de saúde.

Fontes:
Guardian - The day I had my genes tested

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Arlon Borges disse:

    Interessante o conceito de testes genéticos para fazer a análise do DNA. Eu acredito: sabemos que o fator hereditário é importante em muitas doenças, incluindo coração e câncer. A gente sabendo que tem uma predisposição pode tomar suas precauções.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *